Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

15 de setembro de 2018

Noites de Verão





É quase meia-noite, calço umas sapatilhas e saio de casa, a correr como se fosse a Cinderela a sair do Castelo para voltar à vida real, sendo que aqui a vida real é bem melhor. Não são insónias nem a habitual vontade de estar acordada, porque à noite, no silêncio, vem sempre a inspiração, principalmente nas noites de Verão, adoro as noites de Verão. Mas não é nada disso. Entro no carro e sigo em direção à praia. Sento-me na areia e espero que os meus olhos se habituem à escuridão, há seis anos que espero por este momento, ouço apenas o mar, fecho os olhos um minuto enquanto ouço as ondas e inspiro a maresia, quando os abro é como se acordasse para a vida, começo a ver estrelas e mais estrelas, até que percebo a infinidade de estrelas que consigo ver quando não há luz, nem ecrãs! À minha frente vejo Vénus, ao lado esquerdo Júpiter, vejo pela primeira vez um satélite a passar lentamente na sua órbita habitual da Terra, viro-me para a esquerda e vejo um ponto luminoso amarelo alaranjado super brilhante, mas na verdade não brilha, é um planeta, é Marte, mesmo quase ao lado direito de Marte avisto um ponto mais pequeno, Saturno, que vejo pela primeira vez. Deixo-me cair sobre a areia e em cima começo a perceber a via láctea, atrás de mim vejo a cassiopeia, e mesmo por baixo dela as Perseidas, não podia ser mais fantástico, olho de novo para cada um dos quatro planetas, e depois volto-me para a cassiopeia com dificuldade em tirar os olhos dos planetas, porque me sinto fascinada pelo Universo, pelo misterioso, grandioso e lindo Universo, e vejo duas estrelas cadentes mesmo à direita das Perseidas, e mais outra... Sou invadida pela mesma sensação de encantamento que havia sentido há seis anos atrás, quando assisti pela primeira vez, por mero acaso, a uma chuva de meteoros em Agosto.

Fico deitada ali, não importa mais nada. O ar é quente, sinto aquele “cheiro” das noites quentes de Verão e sinto saudades da “verdadeira” noite de Verão, aquela que supera todas as outras, ou muitas que se juntam numa só memória. Não falo de noites de festa. Falo das primeiras vezes de “tudo” nas noites de Verão. A primeira vez que caímos duma “colina” de areia na adolescência com os irmãos, primos ou amigos. A primeira vez que molhamos os pés à noite, e a água está morna e o céu estrelado, e nunca mais esquecemos como é bom aquele momento, um momento que se imortaliza na nossa memória por ter sido na adolescência, a idade em que descobrimos e queremos perceber o mundo, a idade em que despertamos da infância e queremos saber o que é e quem somos. A primeira vez que vemos a maré baza até ao fim do longo esporão da praia e caminhamos até lá com alguém especial, pela areia molhada iluminada pela lua cheia. A primeira vez que alguém nos escreve “Amo-te” em letras gigantes na areia, mesmo junto à ponta do esporão, onde há apenas um areal enorme com rebordos de água calma a reluzir o brilho da lua. Tentamos memorizar aquela imagem para que dure até ao fim da nossa vida porque sabemos que em poucas horas o mar voltará a cobrir todos aqueles metros de areal e a apagar o “Amo-te” para sempre. A primeira vez em que nos deitamos na areia à noite e olhamos o infinito, as estrelas e nos sentimos pequenos, tão pequenos, e percebemos por instantes a dimensão de tudo o que existe à nossa volta. A primeira vez que damos um beijo na praia com o luar reflectido nas ondas do mar…

Quando somos novos temos uma liberdade à qual não damos valor, apesar de termos regras, horários impostos pelos pais, temos uma liberdade que só valorizamos quando somos mais velhos e compreendemos que aquilo era realmente Liberdade, e temos um emprego, uma família, uma vida com as obrigações normais. 

Há que apreciar e dar valor a todos estes pequenos momentos, pormenores, descobertas, são portas que se foram abrindo para nós, para um mundo de sonhos, memórias e conquistas fantásticas. Nunca devemos subvalorizar os pequenos momentos da adolescência. Eles vão moldar-nos, acompanhar-nos, fazer-nos crescer e, quando formos mais velhos, vão fazer-nos sorrir e encher o coração de uma alegria cheia de amor, que nos faz bem.   

S.R.

17 comentários:

  1. Mais uma bela partilha que eu gostei de ler ... Bj

    ResponderEliminar
  2. Um texto bonito e que nos leva a sentir que estamos no sitio que descreves! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. O texto é tão envolvente que me senti participando de toda essa magia descrita com adorável poesia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que incrível, que mágico, uma publicação que me levou a viajar por recordações antigas, recordações essas que me fazem sorrir e perceber (mais uma vez) que o tempo passa tão rápido. Queremos crescer tão depressa e depois só pensamos em voltar atrás.
    O último parágrafo, terminas mesmo da melhor maneira. Adorei!

    R: Obrigada pelas tuas sugestões querida. Já falei com vizinhos, já fiz o anúncio. Agora é esperar. Queria tanto que ela voltasse :(
    Obrigada mesmo <3

    ResponderEliminar
  5. Um texto fantástico que me fascinou!

    Beijinho e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  6. R: Não, ainda não sei de nada. Obrigada querida!

    ResponderEliminar
  7. Entrei e vivi, silencioso e maravilhado, este texto de grandes reflexões e visão inabitual dos tempos que correm. Acho que fiz todo o trajecto com o conhecimento de outros tempos.
    Parabéns e obrigado por me trazeres estas saudosas lembranças.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  8. Bom dia querida,
    Fez uma linda viagem no espaço sideral e no retorno desceu a praia.
    Quando somos criados com exemplos de valores étnicos nunca nos perdemos na vida e, são esses exemplos que passamos aos nossos filhos.
    Adoro muito a praia a noite!
    Beijos no coração.
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  9. Deliciadamente lendo-te. Como se estivesse nesse lugar mágico, apreciando a mesma beleza singular.

    Boa semana!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Simplesmente adorei!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  11. Convém, sim :) até porque é uma zona muito delicada!

    lindo texto, sem dúvida!
    nada há melhor do que as noite de verão!

    NEW FASHION POST | TREND ALERT: THE ANIMAL PRINT MANIA
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Fiquei me imaginando sentada na areia e frente ao mar numa noite de verão...
    Bonito!!
    Eu também amo noites de verão, mal vejo a hora que delas chegarem ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Viajei no tempo e senti o meu coração a sossegar por causa de associações e memórias tão bonitas! Que texto maravilhoso, minha querida *-*

    r: A sério? Que incrível! Agora senti uma pontinha de inveja ahahah

    Acredito que tenhas um contacto ainda maior - e desgastante - com esse tipo de mentalidades, até pelo trabalho que desenvolves. Não consigo mesmo compreender como é que as pessoas são tão intolerantes. Mas, sim, devemos continuar a lutar pelo que acreditamos, até porque isso pode fazer a diferença. Se cada um fizer um pouquinho para tornar o mundo melhor, então, chegaremos a bom porto

    ResponderEliminar
  14. Belos tempos da nossa adolescência onde os sonhos se misturam com a realidade e nos transportam para o mundo da fantasia. Como está distante esse tempo...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita