Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

27 de fevereiro de 2021

A Lenda do Amor Verdadeiro

"O amor é a força mais subtil do mundo."

Mahatma Gandhi

 

 

Sakura, a Lenda do Amor Verdadeiro

 

A lenda de Sakura nasceu há centenas de anos atrás no Japão. Naquele tempo, eram travadas terríveis batalhas por senhores feudais, onde morriam muitos combatentes humildes, deixando o país coberto de tristeza e devastação. Eram raros os momentos de paz, mal terminava uma guerra, começava outra. Apesar de tudo, ali perto, uma linda floresta mantinha-se intocável pela guerra. Repleta de árvores frondosas, que exalavam delicados perfumes e reconfortavam os atormentados habitantes, nenhum dos exércitos se atrevia a destruir semelhante maravilha da natureza.

No entanto, naquela linda floresta, havia uma árvore que nunca florescia, mesmo cheia de vida nunca nasciam flores nos seus ramos, fazendo-a parecer esguia e seca, como se estivesse morta. Por alguma razão, estava condenada a não desfrutar da cor e do aroma das flores. A árvore permanecia solitária, nem os animais se aproximavam dela com medo de serem contagiados, nem a erva crescia à volta. A solidão era a única companhia que tinha.

Até que um dia, uma fada da floresta ficou comovida ao ver a árvore tão jovem, a parecer tão velha. Então, numa noite, a fada apareceu junto à árvore e, com nobres palavras, disse-lhe que gostaria de a ver bonita e radiante, e que estava disposta a ajudá-la para que isso acontecesse. E, assim, a fada fez-lhe uma proposta. Lançar-lhe um feitiço que duraria 20 anos e, durante esse tempo, a árvore conseguiria sentir o que o coração humano sente. Talvez assim, ela conseguisse emocionar-se e, quem sabe, florescer. A fada acrescentou ainda que a árvore poderia transformar-se, tanto em planta, como em ser humano, indistintamente, quando desejasse. No entanto, se no fim dos 20 anos ela não tivesse conseguido recuperar a vitalidade e o brilho, morreria.

Assim, como a fada disse, a árvore sabendo que se podia transformar em ser humano e voltar a ser árvore quando quisesse, tentou ficar por um grande espaço de tempo como homem, para ver se as emoções humanas a ajudavam a florescer. No entanto, o início foi uma desilusão. Por mais que procurasse, só via ódio e guerra à sua volta. Decidiu então transformar-se em árvore por um tempo. Os meses foram passando, os foram passando... A árvore continuava como sempre e não encontrava nos humanos nada que a livrasse daquele vazio.

No entanto, numa tarde, a árvore decidiu transformar-se em humano, caminhou até à beira dum riacho cristalino e, ali, viu uma linda jovem, Sakura. Impressionado com beleza da rapariga, a árvore transformada em rapaz aproximou-se dela. Sakura foi muito amável com ele. Para corresponder à enorme bondade, ele ajudou-a a carregar a água até à casa dela, que ficava perto dali. Pelo caminho conversaram muito sobre a tristeza da guerra, na qual o Japão se encontrava, e, dos sonhos que ambos tinham.

Quando a rapariga lhe perguntou o nome, ele respondeu “Yohiro”, que significava esperança. Eles acabaram por se tornar muito amigos e encontravam-se todos os dias para conversar, cantar, ler poemas e livros de histórias fantásticas. Quanto mais ele a conhecia, mais vontade sentia de estar ao lado dela e, contava cada minuto para ir ao encontro de Sakura.

Um dia Yohiro não aguentou e confessou o seu amor a Sakura, confessando-lhe também quem ele era na verdade: uma árvore atormentada, que em breve iria morrer porque não tinha conseguido florescer. Sakura ficou muito impressionada e manteve-se em silêncio.

O tempo passou e o tempo do feitiço estava quase a terminar. Yohiro, sentia-se cada vez mais triste sem ela e decidiu voltar à forma de árvore. Numa tarde, quando menos esperava, Sakura apareceu e aproximou-se dele. Abraçou-o e disse-lhe que também o amava. Não queria que ele morresse, nem que nada de mal lhe acontecesse.

Então, a fada apareceu novamente e perguntou a Sakura se queria continuar humana ou se gostaria de se fundir com Yohiro em forma de árvore. Ela olhou à volta, recordando os tristes campos de guerra, escolheu unir-se para sempre com Yohiro. E o milagre aconteceu. Os dois tornaram-se num só. E, a árvore, finalmente, floresceu.

Sakura significava flor de cerejeira, mas Yohiro não sabia disso. Desde aquele dia, há centenas de anos atrás, que o amor de Yohiro e Sakura, perfuma os campos do Japão.

 

“Tudo que sabemos sobre o amor é que o amor é tudo que existe”.

Emily Dickinson

 

 

Estamos a meio deste acontecimento no Japão e não podia deixar de falar nele. Todos os anos entre Janeiro e Abril, florescem as cerejeiras no Japão. Para o povo nipónico a floração é duma magia e beleza impossível de descrever fielmente. É a despedida do inverno frio e pálido e o início da primavera onde todos se reunem para celebrar a amizade e o amor. A floração começa no sul do Japão, em Okinawa, em direção ao norte até Hokkaido. Dura dois meses e “move-se” como uma onda, sendo apelidado de Sakura Zansen, proporciona um dos maiores espetáculos da natureza no arquipélago.

Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal com as flores, mostravam que estavam à procura do amor.

Há uma Lenda que conta que uma princesa desceu dos céus e aterrou numa cerejeira, fazendo acreditar que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa das árvores das flores abertas”.

É uma árvore muito apreciada no Japão, em particular, pelos samurais, devido à sua efemeridade. Na Idade Média, período de guerras, a curta duração das flores nos galhos das árvores impressionou os japoneses e fê-los questionar a delicadeza da vida. A sakura acabou por ser associada aos Samurais, guerreiros japoneses, dispostos a dar a vida sempre que necessário, e cuja existência, muitas vezes, era tão breve quanto a flor da cerejeira. Acredita-se que a sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.

Deixo-vos mais uma Lenda:

 

A Lenda da Cerejeira


Segundo esta lenda, há muitos anos atrás, vivia em Iyo um samurai muito velho; tão velho que já nem família, nem amigos vivos tinha. O único ser ao qual podia ainda dedicar o seu amor, era uma velha cerejeira que os seus antepassados tinham plantado e à sombra da qual o velho samurai tinha brincado quando era criança. A mesma árvore, onde cujos ramos, serviram para pendurar pequenos pedaços de papel, onde, durante gerações, os membros da sua família escreveram belos poemas de louvor à velha árvore.

Mas um dia, para enorme tristeza, a velha cerejeira começou a definhar e morreu. Os vizinhos do samurai vieram plantar uma nova cerejeira, mas para o velho samurai a morte da árvore era um sinal de que a sua vida também estava a chegar ao fim.

Dirigiu-se então, à antiga cerejeira, cujo tronco ainda se erguia altaneiro no meio do jardim e pediu um último desejo: a cerejeira devia florir uma última vez. Se o seu desejo se realizasse, o velho samurai prometia que, esse seria o momento para ele próprio morrer também.

A velha cerejeira voltou a dar flor, embora fosse Inverno, e ali mesmo sob os seus ramos o velho samurai cometeu harakiri. O sangue cobriu o chão e chegou às raízes da velha cerejeira, e, desde esse dia a velha cerejeira, que havia morrido, continua a dar flor todos os anos pelo aniversário da morte do samurai. No sexto dia do primeiro mês do ano, mesmo no coração do Inverno.


55 comentários:

  1. Como não conhecia... Obrigada pela partilha!!! Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Duas lendas maravilhosas e eu adoro lendas.
    Grata por tão bela partilha.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro Lendas.
      Obrigada eu, querida Elvira ❤️
      Bom fim de semana 😍😘

      Eliminar
  3. Não conhecia nenhuma destas lendas; a da cerejeira é particularmente bela. A ligação que o homem tem à terra é grande, e como sempre, o amor é a força que nos une, seja em que circunstâncias for. Um abraço Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há lendas que nos deixam a sonhar😍
      É verdade sim. Um grande beijinho 😘😘

      Eliminar
  4. Passear em Tóquio no meio das cerejeira em flor é mágico.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero um dia poder fazer esse percurso 😍
      Bom fim de semana 😘

      Eliminar
  5. Lindas, as lendas. Devem ser uma magia as cerejeiras em flor.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Graça ❤️
      Devem ser sim. Adorava ver um dia 😍
      Bom fim de semana 😘

      Eliminar
  6. Que hermosas leyendas, la verdad
    no conocía ninguna,un gusto visitarte.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
  7. Sou fascinada com as cerejeiras do Japão.
    Adorei as lendas!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos
    Verena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu 😍
      Obrigada Verena ❤️
      Bom fim de semana 😘

      Eliminar
  8. Me encantan las historias de Japón... su cultura, la flor del cerezo ahora tiene otro significado para mí. Gracias por tus palabras en mi blog.

    Mil besitos y feliz tarde ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me encantan también 😍
      Muchas gracias Auroratris ❤️
      Besitos 😘😘

      Eliminar
  9. Son preciosas esas leyendas. Me ha encantado de conocerla en tus hermosos relatos.

    Besos

    ResponderEliminar
  10. Fiquei encantada, com as lendas que partilhaste do Japão!... Um país que nunca cessa de me surpreender, também pela extrema sensibilidade, que lendas como estas nos transmitem! A Primavera no Japão, deve ser uma experiência inesquecível!
    Grata, por esta publicação de excelência... em palavras e imagens, Sandra!
    Um beijinho! Continuação de uma excelente e inspirada semana, com saúde para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Ana ❤️
      O Japão suscita-me imensa curiosidade.
      Espero um dia conhecer a Primavera do Japão. Deve ser qualquer coisa de inexplicável estarmos ali rodeados de cerejeiras, natureza, cultura, lendas e montanhas ❤️
      Bom fim de semana 😘😘😘

      Eliminar
  11. Maravilhoso! Já tinha saudades de "mergulhar" na blogosfera.
    Muita saúde para ti e para os teus Sandra.
    Beijo
    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha saudades tuas, Rui! 😍
      Obrigada e muita saúde para ti e para a família também 😘

      Eliminar
  12. Boa tarde Sandra, Quase Cinderela :)
    Vim retribuir a sua amável visita ao meu blogue e deparei-me com esta magia, nas palavras, nas imagens, e na linda descrição que faz de si.
    Desconhecia as lendas e adorei ambas, assim como adoro ver as belíssimas imagens de cerejeiras em flor.

    Um beijinho grato e pode crer que vou ser também, uma fiel seguidora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fê ❤️
      Fico muito feliz com as suas palavras.
      Um grande beijinho.
      Bom fim de semana 😘😘😘

      Eliminar
  13. o meu filho ele é que é fan vou lhe fazer ler ele vai adorar obrigada pela partilha muito bonita bjs bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa. Espero que ele tenha gostado 😍
      Um grande beijinho 😘❤️

      Eliminar
  14. Adorei ler as duas lendas, foi uma óptima leitura, muito obrigado.
    Já tive o prazer de visitar o Japão na altura das cerejeiras em flor, é realmente um espectáculo divinal.
    Se quiser poderá ver alguns dos meus "olhares" visitando o link que deixo abaixo
    https://algarve-saibamais.blogspot.com/2017/09/toquio-shinjuku-gyoen-national-garden.html
    Bom domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria ❤️
      Nunca fui, espero um dia conseguir ir. Ainda não as vi ao vivo e concordo totalmente, não podias ter escolhido palavras melhores "espectáculo divinal" ❤️
      Vou ver o link 😍 Obrigada 😊 Beijinhos. Bom fim de semana 😘

      Eliminar
  15. Lendas são histórias fictícias de encantar.
    Interessantes as que li!

    Beijinho grande e bom domingo.

    ResponderEliminar
  16. Fotos lindas e lendas que nos faz suspirar. Adorei o seu post e me identifiquei muito com ele, moro pertinho de um bairro oriental e a cultura japonesa é muito forte. Então tenho a sorte de estar cercada por essa cultura tão rica e fantastica. Um beijão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Andreia 😍
      Deve ser fantástico poder ver de perto a cultura japonesa ❤️
      Beijinho. Bom fim de semana 😘😘

      Eliminar
  17. Bonitas historias y las fotos me parecen preciosas, la natura siempre nos regala preciosidades. A cuidarse mucho.

    Abrazote utópico.-

    ResponderEliminar
  18. Que lindas lendas, amor é o sentimento nobre que deveria mover o mundo!
    As lindas cerejeiras, aqui no Brasil elas florescem em julho e agosto indo até setembro!
    Amei ler, sempre um prazer aprender!
    Abraços apertados linda Sandra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ivone ❤️
      Que maravilhoso. Cá em Portugal em não as vi.
      Um grande beijinho
      Bom fim de semana 😘😘

      Eliminar
  19. Adorei!
    Grato pela partilha.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  20. Passando a deixar um beijinho, estimando que tenhas passado uma Páscoa o melhor possível e deixando os meus votos de que tenhas uma Feliz Primavera, com dias leves e inspiradores!
    Tudo de bom! Saúde para ti e todos os teus!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana ❤️
      Desejo-te o mesmo.
      Muita saúde 😘😘😘😘

      Eliminar
  21. Adorei a lenda. Não sabia que as famosas cerejeiras tinham essa relação com a cultura nipónica. Parabéns pelo belíssimo texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ❤️
      É verdade. Uma cultura fantástica 😍
      Beijinhos 😘

      Eliminar
  22. Sakura blossoms in your country are very beautiful.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you for your visit 😊
      These images are from Japan. Amazing 😍
      Good weekend 😘😘

      Eliminar

Obrigada pela visita