Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

21 de setembro de 2018

O Outono e o Primeiro Amor



Adoro o Outono, o sol morno com algumas nuvens e aquele vento calmo que provoca um cochichar entre as folhas das árvores.

Perguntava-me porque gosto tanto do Outono. Poderá ser pelas cores, pelas recordações da infância, pelo saltitar de folha em folha só para ouvir os estalidos secos.

Poderá ser porque, como não tinha irmãos, o momento que mais adorava começava no início do Outono, as aulas, o regresso para junto dos amigos, das gargalhadas, das conspirações, das brincadeiras, das paixões. O Outono evoca todas essas memórias.

Um casaco quente a abraçar-me, o vento a afagar-me os cabelos, as folhas nas árvores que afugentavam o silêncio da solidão finalmente... 

A juntar a tudo isso, veio o primeiro amor, no Outono de 94... Aquele que jamais poderá ser destruído, que jamais poderá ser esquecido, aquele que ficou sempre na expectativa, na esperança, no sonho e no desejo do primeiro beijo. Foi o meu primeiro amor, poderoso e tempestuoso. Cheio de palavras ferozes, olhares de desprezo e risos frios. Um ódio que  só decifrei meses depois, quando percebi que só o detestava por gostar tanto dele, tanto que tinha medo de acreditar.

Duas semanas sem o ver, foi o suficiente para perceber, que pensava nele demasiadas vezes, que falava dele muitas vezes, que queria vê-lo... Bastaram duas semanas sem o ver para descobrir que o que tinha afinal dentro de mim, não era ódio, era medo, medo de estar apaixonada por alguém que não sentisse o mesmo por mim…

Ainda me lembro do instante em que compreendi. Depois dessas duas semanas infinitas, mal recomeçaram as aulas e o revi, o meu coração disparou, senti picadas por todo o meu corpo, os olhos dele demoraram mais um segundo nos meus e vi-lhe no rosto um breve sorriso sincero, o primeiro sorriso dele para mim, e só me apeteceu chorar... Foi aí que percebi. Nunca me esquecerei...

Já me esqueci de tanta coisa, de coisas mais importantes talvez, de coisas destes anos, mas nunca me esqueci do que senti naquele momento, pelo rapaz da minha turma que eu pensava detestar...

Um ano depois, também no Outono, chovia lá fora, e todos se abrigavam no interior da escola, éramos talvez umas centenas naqueles minutos, todos apertados até para caminhar mas ali, naquela confusão,, eu vi-o de frente para mim a caminhar, naquela multidão os nossos olhares cruzaram-se por segundos, e nesse instante, pela primeira vez e pela última, eu senti que tudo ficou parado e silencioso à nossa volta, o mundo parou, o tempo parou, tudo havia parado, só ouvia o meu coração a bater. Nunca mais voltei a sentir isso...

O Outono traz-me também um bocadinho dessa sensação, de estar perdidamente apaixonada, de não saber o que ele sente, do desejo de ser correspondida, a dúvida e a esperança, naquela encruzilhada diabólica que aumentava ainda mais a minha ansiedade a cada segundo do dia. 

Os olhos escuros, o cabelo comprido ondulado e escuro dele... A ânsia profunda do primeiro beijo... Ficarão assim intactos para sempre no meu coração. Assim como ele...

O Outono também vos traz alguma lembrança?
Ainda se lembram do vosso primeiro amor?

17 comentários:

  1. Gostei de ler este Outono e os seus primeiros amores.
    Nesta altura a natureza pinta-se de tons dourados.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  2. Adoro o outono, é uma das minhas estações favoritas, porque também guardo memórias bonitas *-*
    O primeiro amor marca-nos para sempre!

    r: Assim fico sem palavras. E o obrigada é pouco para esse retorno tão caloroso. Agradeço, de coração

    ResponderEliminar
  3. O "Relato" dum retrato vivo de Outonos que (ainda) continuarão a tingir a Natureza com as suas soberbas cores.
    Fluência magnífica no correr dos pensamentos e sentimentos.
    Parabéns.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  4. Também gosto do Outono, algumas das razões são as mesmas que enumeras! :) Mas não tenho assim nenhuma memória que associe ao Outono. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Adoro o começo do Outono, as suas cores, o cheiro caraterístico, acho um tempo propício ao romance e ao amor, e começando um amor nesta altura por certo nunca se esquecerá. Mais um belo texto como nos habituou. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Awww, que texto fofo e que recordações boas *.* Também amooooo de morte o outono :3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  7. É verdade, hoje começa o Outono...
    Parabéns pelo excelente texto
    :)

    ResponderEliminar
  8. O Outono é, também para mim, a mais bela das estações. Gostei muito do texto. Parabéns. Bom domingo. Beijo

    ResponderEliminar
  9. "O homem é do tamanho do seu sonho", Fernando Pessoa.
    Que frase magnifica minha amiga querida.
    Li tanta coisa aqui no seu blog da um sentimento
    tão diferente dentro do meu coração por sentir,
    que vc se importa comigo.
    Eu vou postar o blog hoje ñ pude fazer antes
    a vida de vez em quando nos coloca de frente
    com nossas dores.
    Deus lhe de um feliz Domingo.
    Beijos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado :') Fico mesmo, mesmo feliz por ler isso. De verdade!!!

    Adorei o texto e retratas estas estação da melhor forma :') Gosto muito do verão e, por mim, não saíamos nunca desta estação :P Mas devo confessar que o Outono tem o seu encanto :D

    NEW OUTFIT POST | ANXIETY: HOW DO YOU DEAL WITH THIS?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Que lindo teu texto, cheio de sensibilidade e inspiração! O Outono é lindo ,com suas cores...Aqui ontem iniciamos a primavera e ao final, qualquer das estações é boa e linda pra um amor iniciar...beijos, chica

    ResponderEliminar
  12. O primeiro amor nunca se esquece, como se costuma dizer. É sempre tão intenso e arrebatador! Que história tão bonita, o facto de ter coincido com uma estação tão encantadora, o Outono :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Passarei aqui outras vezes.
    O seu texto sobre o outono é muito belo. O outono é a minha estação do ano preferida. Tanta coisa boa me aconteceu no outono. Até o meu nascimento…
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Venho aqui agradecer a sua visita lá no blogue Nasci no Alentejo. Li o texto que você escreveu muito bem. Sobre o Outono, as folhas secas, e as lembranças do seu primeiro amor?

    Tenha um bom dia Quase Cinderela.
    Um abraço. E volte sempre que quiser, que será bem recebida.

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro o Outono pela beleza dos tons ... pela transição entre um quente e um frio!
    Gostei de ler ... e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  16. Adorei, que publicação amorosa, tão cheia de sentimentos! Gosto de todas as estações, cada uma no seu tempo, acho que todas têm algo bom e memórias incríveis para relembrar, mas sim, adoro o Outono, pelas cores, pelo tempo ameno, pelas castanhas, pela tranquilidade.
    Ai o primeiro amor, acho que esse nunca esquecemos, é cliché, mas é verdade :)

    R: Está tudo bem querida, não tenho é tido muito tempo para ler e escrever. Tirando isso está tudo a correr muito bem.
    Não, ela ainda não apareceu :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita