Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

5 de setembro de 2018

# 1 Coleção de Postais


Tiram-se milhares de fotos todos os dias, guardam-se fotos em discos, pens, computadores, algumas delas ficam anos sem as voltarmos a ver, são poucas as que revelamos hoje em dia, muito poucas mesmo. Mas um postal é como uma janela, uma porta para um momento, um sítio, uma memória. Um postal guarda-se com carinho numa caixa perto de nós. Guardar um postal é como estabelecer um compromisso forte com as lembranças, uma ligação que não desaparece nem se desgasta com o tempo. E, mesmo que um dia, algum deles se possa perder durante dezenas ou centenas de anos, também pode voltar a ser reencontrado, e, nessa altura, será um pedaço de história valioso.

Adoro ir ver postais a casas de antiguidades, há sempre muitos antigos, escritos, e eu adoro ler as histórias que algum dia alguém escreveu neles. Não comprei nenhum desses, mas era bonito se as pessoas os comprassem para os devolverem aos descendentes dos seus antigos donos. Podíamos escrever lindas histórias e aventuras certamente assim.

Mas, há já alguns anos que comecei a coleccionar outros postais. Postais meus, que me dizem alguma coisa, que tenham história, paisagens, tradições ou mesmo cenas caricatas de lugares onde vou. Nalguns sítios, trago-os com os carimbados atrás com os carimbos personalizados dos Passes de museus e castelos de cada sítio, só para lhes acrescentar um pouco "dali".

Não os tenho expostos nem nada, nem costumo andar a mostrar e até os guardo enlaçados com estima, como vêm na foto. Mas acho que merecem ser vistos.
São lugares, sítios especiais e nas viagens maiores que fiz, comprei um postal nos lugares onde estava e enviei-o para casa escrito com memórias do dia, na altura parecia estranho, tenho a certeza que o carteiro se deve ter rido, mas agora são as mais lindas recordações que podia ter.

Então decidi partilhar convosco os meus postais, para poderem conhecer novas histórias, ver novas paisagens através desta pequena janela imaginária.

O primeiro que vou partilhar é um que considero muito especial, da cidade onde moro, é uma pintura de Júlio Costa, da Ribeira do Porto. Lindíssimo e verdadeiro, com a alma do Porto viva nas cores, daí o ter comprado e este, de todos os sítios onde estive, é o único que tenho na minha secretária, ao lado da janela, virado para mim :)


17 comentários:

  1. Tão giro! Eu gosto de ver e ler postais, embora não tenha muitos nem faça qualquer tipo de coleção, acho que é algo mesmo bonito e que nos traz recordações incríveis :)

    ResponderEliminar
  2. Que postal lindíssimo! :) Eu também colecciono postais. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Deves ter ai alguns postais lindos de morrer! Só por curiosidade, quantos são ao todo!?

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia dizer uns cem mas preferi contá-los e afinal são 472 :D
      Beijinho

      Eliminar
  4. São tãaao lindos *.* E o facto de as pessoas usarem cada vez menos os postais, ainda os torna mais especiais <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  5. Tenho alguns postais, mas confesso que nunca me deu para fazer coleção. Ainda assim, concordo com a descrição que fizeste.
    Este é tão bonito *-*

    r: Muito, muito obrigada, minha querida! É mesmo gratificante ter esse retorno, até porque me dá ainda mais motivação para continuar

    Espero que consigas encontrar :)

    ResponderEliminar
  6. é uma coleção muito bonita de se fazer :) eu nunca recebi nenhum postal mas parece ser muito mais interessante que receber uma carta :P
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que giro!
    Os postais são boas lembranças que não devem cair em desuso :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita