Tenho animais desde criança, não gosto mais de gatos ou mais de cães, adoro ambos, aliás adoro tanto animais, que tinha aqui 1000 histórias para contar só sobre animais, um dia talvez.
Acho que se eu pudesse viver num habitat de animais, selvagens ou não, ou num santuário de animais ou mesmo num Jardim Zoológico, onde são acarinhados e bem cuidados, seria um sonho para mim, só por estar rodeada deles!
Infelizmente já vi animais maltratados em Zoos e nessas situações não entendo a razão e a lógica de os terem no Zoo para salvaguardar a espécie, uma vez que estão a ser maltratados e infelizes. Não é só em Portugal, também noutros países isto acontece, e até já há santuários que os exploram pelo turismo... Para mim isto é insuportável, e eu sinto-me uma migalha, por mais que faça, sinto-me impotente, muda, perante tudo o que se faz de mal aos Animais no Mundo inteiro.
|
Zoo de Santo Inácio |
Há um sítio aqui perto onde me sinto bem, onde posso estar perto dos Animais e vê-los felizes, o Zoo de Santo Inácio, vou lá desde que abriu as portas às pessoas em 2000 (ainda era só uma Quinta, nascida no Séc.XVIII), mas já tinha muitas espécies protegidas, ali fazem tudo pelos animais. Eles trabalham arduamente em prol da proteção e conservação das espécies, da sensibilização de todos para que protejam a vida selvagem e para que percebam os perigos de extinção. Fazem um excelente trabalho junto das crianças e dos adultos, eu não me canso de lá ir, se pudesse ia todos os dias, se pudesse ficava lá. Em 2014 o Zoo passou a fazer parte do grupo Thoiry, do qual também faz parte o Parc Zoologique et Château de Thoiry, onde, acreditem, os Animais vivem numa grande liberdade e espaço. Nós é que vamos de carro pelo Parc, não podemos sair do carro em certas zonas, e andamos ali no meio deles a vê-los brincar, são felizes!
|
Zoo de Santo Inácio |
Tenho um fascínio por todos os Animais, mas tenho um especial
pelos tigres das neves e pelas panteras das neves, fico perdida a olhar
para eles horas, se me deixassem até os abraçava e beijava. Quando vou aos Zoos, seja onde for, já
sei que é um dia inteiro e tenho que levar a reflex com duas baterias e
dois cartões, e não consigo sair de lá para fora até ser hora de fecharem.
Sou madrinha das Panteras das Neves do Zoo de Santo Inácio, pago o apadrinhamento anualmente e
posso ir ao Zoo sempre que quero sem pagar entrada. Fi-lo por amor. Um dia lembrei-me, quando me perguntaram o que queria para prenda de Natal, eu respondi, quero apadrinhar as Panteras das Neves, ofereceram-me essa prenda nesse Natal e desde então renovo e renovarei. Esta espécie esteve vários anos em perigo de extinção, neste momento está "vulnerável", o que não representa que está salva.
Cada vez que um animal se extingue um pedaço de mim parte-se. Porque
para mim, cada um deles é precioso e o nosso Planeta está a perder tudo o
que torna fantástico, à nossa custa, humanos... Fui à
Grande Galerie de L'Évolution em Paris, e a Exposição de Animais é absolutamente fantástica, conheci animais que nunca vi ou dos quais nunca me pude aproximar, têm uma sala com uma exposição de Animais Extintos, fiquei destroçada quando entrei nessa sala, chorei lá dentro ao ver aquelas espécies fantásticas sabendo que nunca iria ter a oportunidade de os conhecer um dia, ao ver até animais que eu conheci em pequena e não sabiam que se tinham extinguido...
Mais longe daqui temos o Zoo de Lisboa, onde os Animais também me parecem bem tratados, não estão no habitat natural deles é verdade, mas têm espaço e sombra e sol e muitos tratadores carinhosos. Claro que há sempre uma subjectividade inerente, porque os Animais estavam melhores no habitat deles, mas isso era se o habitat deles fosse seguro... Infelizmente a raça humana trata de destruir tudo e acaba por pôr em perigo milhares de espécies, muitas já extintas ou em vias... e se esses animais estão bem tratados nos Zoos para protecção da espécie, fico feliz.
Em 2012, quando vi pela primeira vez os golfinhos no Zoo de Lisboa, chorei durante os trinta minutos de espectáculo ao ver a relação deles com os humanos, senti uma empatia para além do imaginável. Pensei que tal sucedesse por ter sido a primeira vez que os via, mas depois voltei lá e foi igual, e mesmo à terceira vez aconteceu o mesmo. Fiquei a pensar qual seria a razão, porque não via mais ninguém submerso em lágrimas a não ser eu :D Ainda pensei, se calhar fui um golfinho noutra vida..., mas eu nem acredito nessas coisas... Depois pensei, eu adoro nadar, talvez eu tivesse o sonho de nadar com eles e nem soubesse... Ou, talvez, haja uma razão bem mais simples, a da natureza e os animais serem a melhor "obra de arte" que existe no universo.
É a verdade. E eu só desejava que nunca tivéssemos destruído o território deles. Que nunca nenhum se tivesse extinguido ou sofrido por nossa causa (humanos)... Mas a História é tão longa nesse sentido, animais como diversão em arenas, cães para cheirar minas na guerra, para servir de isco, animais enviados para o espaço, animais para se fazerem colares, tapetes, maquilhagem, medicamentos, testes, casacos de peles!... Com tanto sofrimento... Espero que um dia tudo seja diferente, faço por isso, e sei que há milhares de pessoas que também o fazem, e, embora seja um processo demasiado lento, acredito que o mundo está a mudar, para melhor. Se todos fizermos um pouco, por pouco que seja, todos juntos será muito ;)
PS - Não tenho qualquer parceria com nenhum Zoo, as minhas
"parcerias" têm sido nestas dezenas de anos com as Associações de
Animais Portuguesas, que são às centenas a precisarem imenso de todos nós... Só quero que todos se sensibilizem e ajudem os Zoos, para que possam continuar a proteger e a salvar espécies ameaçadas e as Associações para que possam dar melhores condições aos Animais que salvam, os quais a maioria das entidades governamentais negligencia e despreza.
Aqui ficam algumas fotos:
Zoo de Santo Inácio