Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

24 de agosto de 2018

Blogue, meu adorado Livro Encantado


No outro dia, um amigo meu, também escritor e artista, disse-me que eu tinha muita coragem por partilhar os meus trabalhos no blogue. Não sei se será preciso coragem, uma vez que escrever sou eu a ser eu própria, sem filtros, faz parte de mim e dá-me um prazer imenso.

A verdade é que em Portugal é muito difícil ser-se publicado (a menos que se tenha "nome" ou  conhecimentos). As editoras dizem que publicam pela qualidade literária mas são aos milhares os livros que vemos nos supermercados e livrarias sem qualidade literária nenhuma, apenas têm um ponto em comum, são do interesse das massas, são livros sobre vidas alheias, sobre poderes espirituais, curas milagrosas, biografias de famosos. São livros que não considero de qualidade literária.

Já passei pela dura experiência de publicar um livro numa dessas editoras que nos cobram, fui iludida de todas as maneiras possíveis, paguei um balúrdio por 500 livros, assinei um contrato que dava para os dois lados, mas quem não sabe é como quem não vê, certo? Tive que ser eu a vender os meus livros, tinha que lhes pagar metade do valor do livro para os ter em posse e vender, e eles nem a parte da promoção cumpriram, a fnac portugal aceitou colocar lá os livros e a editora nunca os levou, contudo, os livros que o próprio editor ia escrevendo estavam todos na fnac, prateleiras acima e bem visíveis. Um dia, uma amiga que trabalhava com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, entregou-lhe o livro por mim, poucos dias depois ele ligou-me para o telemóvel pessoalmente para me dizer que tinha adorado, que se tinha rido imenso durante a viagem de avião para algures em África com o meu livro e que eu tinha que ir a Lisboa tomar um café com ele, depois disso ainda foi ao post do meu livro e deixou um comentário também.

01 maio, 2010 23:06
Muitos parabéns!Gostei imenso de ler!
Marcelo Rebelo de Sousa

Fiquei infinitamente feliz porque o admirava como pessoa, era importante para mim que ele tivesse gostado do livro claro, mal sabia que um dia seria o nosso Presidente, mas à parte isso, quando o editor soube do Prof. Marcelo, mesmo tendo ele adorado o meu livro, não foi o suficiente para a editora fazer mais pela promoção. Assim acabou por chegar o fim do contrato de dois anos, todos os meus livros não vendidos, ficaram na posse da tal editora, e se eu quiser algum tenho que pagar.

Resumindo, paguei tudo e fiquei sem nada. Neste negócio a parte humana dos editores é suprimida pela ganância, de forma que todo o cuidado é pouco (não digo com todos, claro, não conheço todos, mas tenho dois amigos que já foram vítimas de roubo de propriedade intelectual por parte de editoras). Andei uns anos com medo e da última vez optei por me publicar a mim, pedi um ISBN à Agência Nacional de ISBN e uma gráfica fantástica aqui perto do Porto, a SerSilito, fez o trabalho restante todo, sempre a virem cá a casa confirmar cada pormenor. Adorei a experiência, mas depois surgiu outro problema, a divulgação, a promoção do livro. Como promovê-lo, como fazê-lo chegar às livrarias, como publicitá-lo? Somos formigas a lutar contra gigantes nesse campo. Só as editoras o conseguem. Assim não digo que desisti da batalha, porque não desisti, mas agora fico apenas por aqui pelo blogue. Aqui sinto-me bem a escrever.

Claro que continuo a escrever os meus livros, mas esses vão ficando na prateleira para já, como se costuma dizer "gato escaldado, de água fria tem medo" e para já não me sinto com vontade de publicar um livro sozinha sem meios de publicidade... Se um dia uma editora quiser publicar algum deles, daquelas editoras tradicionais que publicam sem encargos nenhuns para o autor, óptimo, claro que seria fantástico, mas para já não os tenho enviado, porque já enviei demasiadas vezes e perdi um pouco da fé, da paciência e da coragem para ouvir "nãos" que nos deixam tristes.

Por isso, como eu disse, o meu blogue é o meu Livro Encantado onde posso escrever o que quiser, onde me sinto bem, porque ao fim destes anos no blogue aprendi que não preciso duma capa para me sentir realizada, bastam-me as páginas.

Escrever para vocês é das coisas que me faz mais feliz na vida! Por isso, a todos os que aqui vêm espreitar e ler de vez em quando, MUITO OBRIGADA!

Sandra Reis

13 comentários:

  1. Aperta-me o coração perceber que há sonhos que, no fundo, ficam estragados por causa dessa ganância alheia. É triste que editoras se aproveitem de novos autores e não cumpram com a sua palavra.
    Um dos meus grandes desejos e objetivos também é publicar um livro, mas acho que, quando chegar à altura, me aventurarei por edição de autor, sempre acabo por controlar melhor os riscos.
    O prof. Marcelo é mesmo inspirador. No meio de tanta coisa menos positiva, essa parte foi um aconchego gigante *-*
    Nunca desistas!

    r: Oh, que querida, muito obrigada :) na próxima semana há mais

    Essa imposição retira logo a magia da leitura, ainda para mais quando não existe uma cultura de incentivo à leitura. Se as coisas fossem trabalhadas de outra forma, se calhar, a relação com certos livros seria bem mais positiva.
    Ainda não o vi, mas tenho que tratar disso. Obrigada pela indicação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Nunca! :*

      Fico à espera :)

      Concordo totalmente contigo! Ainda por cima, ficamos tão frustrados com alguns desses livros do secundário que nunca mais queremos ouvir falar neles...
      Quando vires o filme diz algo ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Não desistas de escrever, seja no blog ou em formato físico, sendo ou nao editado. Nunca desistas desta mui nobre arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca! Nem seria eu própria se o fizesse :)
      Obrigada
      Beijinho

      Eliminar
  3. É realmente uma tristeza o que se passa no mundo Editorial. Sou Professora de Literatura e o meu marido é Compositor, e ando bem ao corrente. São poucas editoras a publicar portugueses, e as que publicam na maioria, são livros de gente mediática e famosa de reality shows, futebol etc. Há muitos escritores, artistas e músicos portugueses a quem não lhes é dada sequer uma oportunidade de provarem que têm qualidade.
    Andamos para trás em vez de evoluirmos nesse sentido e tenho pena que não haja um grau de exigência de qualidade que fulmine a concorrência quem nem sequer presta.
    Não costumo comentar os posts mas venho sempre aqui porque gosto de ler o que escreve. Não pare nunca. Cá estaremos sempre. Beijinho enorme
    Teresa Vidal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa. Por cá estarei, a vida é para a frente e aquilo que nos faz feliz e faz parte do nosso "eu", jamais devemos parar de o fazer :)
      Obrigada
      Beijinho

      Eliminar
  4. Agora fui eu que fiquei curiosa para ler o teu livro, será que se arranja um exemplar autografado?

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que arranjo! Ainda tenho alguns aqui comigo.
      Envia-me um email para: quasecinderela.blog@gmail.com com o endereço para envio. Obrigada :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Sandra, mais uma vez me identifico com tudo o que diz sobre a dificuldade de um anónimo em editar um livro; já tentei e não consigo. Tenho 3 livros que escrevi, assim como escrevo muita coisa com que me identifico. Neste momento faço o que a Sandra faz, escrevo no blogue, já lá tenho um, que se chama minha dona, meu amor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente triste que o nosso país se tenho deixado ir pelas ondas da "moda" em vez de apostar em qualidade. É que nem sequer chegam a ler os nossos manuscritos. Estamos por nossa conta, mas acredito que algum dia tudo mudará. Senão, podemos sempre traduzir o livro todo para inglês e procurar um agente no Reino Unido, se calhar é mais fácil, pelo menos sabemos que publicam literatura a sério. Vou ler a sua história. Estou curiosa. Um grande beijinho

      Eliminar
  6. Obrigada pela visita e continue a escrever mesmo que só houvesse uma pessoa a ler!!!

    ResponderEliminar
  7. Sandra, concretamente não fazia ideia dos obscuros meandros desse mundo, embora, no fundo, o suspeitasse.

    Por formação académica e por gosto, escrevo muito, leio muito.
    Quando me iniciei no blog recebi muitos incentivos para publicar, principalmente de leitoras brasileiras, mas outras prioridades
    se impuseram.
    Perante o seu testemunho, mais me convenço que posso - e sou - feliz mergulhadanoutras atividades, porque, infelizmente, o mundo é o que é e não me parece que apresente sinais de que tende a melhorar.
    Forte abraço da Nina

    ResponderEliminar
  8. Ficou genuinamente feliz por ler isso. Às vezes é necessário desligarmos um bocadinho de tudo para percebermos o que e quem vale a pena. :D
    Obrigado <3

    Este post demonstra que, efetivamente, é preciso ter coragem quando se embarca no mundo dos blogs. Embora não sejam um mundo fácil, é um mundo que, em termos pessoais, nos traz benefícios. Quanto mais não seja pela forma como vamos evoluindo.
    Entendo perfeitamente o que dizes... Eu próprio já fui "aliciado" para escrever um livro, mas depois fui percebendo - através de textos como os teus -, que não é tanto quanto as famosas editoras pintam.
    Imagino a tua felicidade ao ler isso... Que incrível!

    NEW YOUTUBE POST | I CHANGED MY BEAUTY CORNER. :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita