Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

12 de agosto de 2018

Espinho todos os dias


 

Tenho saudades de Espinho todos os dias. Não há outro lugar no mundo onde preferisse estar, caminhar, passear, respirar todos os dias da minha vida.

Não posso dizer que adoro Espinho no Outono, quando as ruas ficam cheias de folhas castanhas e laranjas secas que estalam ao calcar, quando se volta à Biblioteca para estudar ou escolher um livro, quando se compra castanhas e caminhamos na praia vazia, quando se ouve apenas o som das ondas do mar mesmo ao nosso lado, a maresia no nariz, o vento ainda morno

Não posso dizer que adoro Espinho no Inverno, quando as árvores estão despidas e a chuva molha as ruas, quando as gaivotas se juntam ao entardecer para verem o pôr-do-sol, quando apenas elas e os grãos de areia testemunham a força do mar, igual a dezenas de cavalos de espuma salgada, quando os gatos se aquecem debaixo dos carros quentes, quando toda a cidade se ilumina com as luzes e a música de Natal

Não posso dizer que adoro Espinho na Primavera, quando as ruas se enchem de verde das árvores, quando o parque se enche de flores, quando se ouvem pássaros a chilrear, quando o sol ilumina e dá sombra, ao mesmo tempo, em cada uma das esquinas de cada quarteirão das ruas perfeitamente delineadas, quando o passeio da beira-mar se enche de gente a caminhar novamente e as esplanadas recuperam a vida

Não posso dizer que adoro Espinho no Verão, quando o Sol aquece e a brisa refresca, quando as praias se enchem de vozes, gargalhadas e vendedores de bolas de berlim, quando nos sentamos nas escadas da praia ou nos muros a comer um gelado, quando podemos ver as estrelas na praia à noite ou molhar os pés na água morna, quando a maré desce e a baía se transforma num areal enorme iluminado pela lua cheia

Não escolho uma estação, um mês ou um dia, porque eu escolho Espinho todos os dias. Todos os dias penso na minha cidade, a revivo nos pedaços da minha história, sonho em voltar. A cada palpitar do meu coração ela estará lá, cada vez mais viva, cada vez mais forte. Espinho faz parte de mim, do que eu fui, do que eu sou, é ali que eu estou, e estarei, sempre que precisar de me reencontrar.

Sandra Reis @ 2018
 

6 comentários:

  1. A nossa cidade, o lugar onde nascemos é, e será sempre, o nosso porto de abrigo onde nos sentimos bem, SEMPRE, não importa ser verão ou inverno, noite ou dia; por tudo isto entendo o seu amor a Espinho, ao seu berço. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A terra onde nascemos e crescemos é sempre bela em qualquer estação do ano. Todas essas lembranças aqui descritas, relembram-me os anos da minha infância e adolescência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ah ah aha creditas que visitei Espinho nas minhas férias! Foi muito bom para matar saudades!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito bem :) Fico contente que gostes de Espinho! ;) Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita