Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

19 de março de 2019

Um Pai que brilha


Se me perguntarem do que é que eu gosto, bem, eu gosto de tanta coisa, não seria possível dizer uma ou duas coisas, mas é possível dizer que gosto de tudo o que espalha alegria. Todas as coisas bonitas e valiosas que, por vezes, nem reparamos. Coisas simples, banais às vezes, mas cheias de significado.

Não sei se nasci assim ou se foi fruto da minha experiência, o meu pai dava importância a todas as pequenas coisas que muitos nem ligam e sempre que as via ele chamava-me, podia nevar todos os dias que ele chamava-me todos os dias para eu ver. Sempre com o mesmo entusiasmo. Um arco-íris, um grupo de patos a voar, granizo nas janelas, a lua, as estrelas, a cor do pôr-do-sol, um gato a saltar, um cão de barriga para o ar, uma criança a rir, um reflexo nas poças de água, sombras animadas, dentes-de-leão para soprar, pinhas para apanhar, bolotas, cerejas nas orelhas, a cor do céu, as formas das nuvens, nada lhe escapava, tudo era fantástico. Ainda é assim.

Acho maravilhoso podermos ser assim. A minha mãe, ainda lhe diz muitas vezes que ele parece uma criança. Embora ele tenha aquele brilho que vemos nos olhos das crianças, para mim ele não é uma criança, mas sim o melhor pai que eu poderia ter. Um pai que me mostrou tantas coisas, ensinou a soprar nas folhas das árvores para fazer música, a jogar à bola mesmo sendo rapariga, que brincou comigo no chão fosse com carros ou bonecas, que por mais cansado que estivesse do trabalho, arranjava sempre tempo e um sorriso para mim, tempo para me levar ao parque, à praia a apanhar pedrinhas, a comer bolacha americana, a ver os aviões aos domingos, que me ensinou tantas coisas engraçadas e dedicou todo o seu tempo a fazer-me sorrir.

Não é maravilhoso podermos crescer, tornar-nos adultos, trabalhadores, responsáveis e conseguirmos ver o Mundo com olhos de criança? Não seria o Mundo mais divertido, fabuloso e VALIOSO para nós se o víssemos assim? Um mundo em que todos os pormenores que lhe fomos descobrindo desde criança, continuassem a ser mágicos e surpreendentes todos os dias, e que, mesmo sendo imutáveis e constantes, fossem sempre capazes de nos fazer sorrir de felicidade como se os víssemos pela primeira vez.


Sandra Reis

19 comentários:

  1. As minhas congratulações pelo pai que tem...
    Um dia muito feliz.
    Tudo bom para si e família.
    Abraço amigo.
    ~~~

    ResponderEliminar
  2. Não tenho. Mas adorei o texto. Linda homenagem:))

    Hoje:- Mesmo que faltem as forças, eu vou...

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  3. Bela homenagem! O meu pai já não está entre nós, mas lembro-me muito dele também.
    Beijo
    Boa terça-feira.

    ResponderEliminar
  4. Bela homenagem!
    Meu pai faleceu em Setembro de 2016 mas sei que eu... fui muito amada por ele e tinha muito orgulho quando me olhava!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Que homenagem tão bonita, minha querida! Foi impossível ler sem me emocionar *-*

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Bonita homenagem a um pai
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Toda a ajuda é necessária

    ResponderEliminar
  7. Um excelente texto e uma bonita homenagem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de paz, querida amiga!
    Muito bom termos um pai amoroso e apreciador do que é simples.
    O meu já é falecido, mas sempre vivo no meu 💙 está também, querida.
    Bonitas fotos da infância, adoro fazer história familiar.
    Tenha uma Noite abençoadora!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌷🙏😘

    ResponderEliminar
  9. Por aqui dão mais importância ao Father's Day.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que beleza de carinho e homenagem! Adorei! beijos, chica

    ResponderEliminar
  11. Eu sou um pouco suspeito para me referir ao assunto pois frequentemente digo e as pessoas ao meu redor constatam que tenho uma criança dentro de mim...
    Gostei do que li Sandra.
    Beijinho.

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  12. Oi Sandra
    Um carinho emocionante num texto permeado de amor
    Linda homenagem
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Bonita homenagem com muito carinho
    O meu (infelizmente) só está no meu coração , mas...está sempre presente e falo muito com Ele.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O Pai é sempre o nosso primeiro amor, o herói que idolatramos, aquele companheiro que brinca connosco e nos ensina tudo que está em nosso redor, o amigo para sempre, o que está presente mesmo que não fisicamente. Felizmente ainda tem o seu; eu, muito mais velha, já o perdi há muito, mas também foi o meu grande amor, o companheiro que comigo partilhava livros, música, cinema, teatro; arte na totalidade e me ensinou tudo o que sei e sou. Tenho a certeza que continua a proteger-me na dimensão em que se encontra agora. Beijinhos Sandra e parabéns por ter um Pai assim.

    ResponderEliminar
  15. Palavras plenas de amor e carinho, uma homenagem maravilhosa.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  16. Uma bonita e sentida homenagem no dia do pai!

    Beijinho, Sandra
    :)

    ResponderEliminar
  17. Que publicação amorosa, adorei!
    E sim, acho que deveríamos ser todos mais assim, ver mais ao pormenor, questionar e deixarmo-nos ser mais crianças. Esta simplicidade é tão bonita e, felizmente, sinto que sou uma pessoa de detalhes :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. "É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe..."

    Que bonito esse sentimento, essa ligação, certamente foi uma grande influência nesse teu modo de encarar a vida com alegria, valorizando o que é simples e verdadeiro para ti. E essas fotografias são tão especiais, eu tenho algumas assim antigas que guardo como relíquias. Um beijo!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita