Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

21 de março de 2019

À Meia-Noite




Todas as noites, uns segundos antes da meia-noite, o mundo dissipa-se à volta dela. Parada em frente ao relógio, sustém a respiração como se mergulhasse num mar de medo e, de olhos ofuscados pela água salgada, fica apenas a ver o ponteiro a percorrer o trajecto até àquela badalada que lhe permite voltar à superfície e respirar.

Abre a janela, olha para o Céu e procura a Lua, grata por estar ali, grata por estar livre, ainda que apenas fisicamente. Como se se pudesse abrir uma porta no tempo durante aqueles segundos antes da última badalada e o monstro a voltasse a apanhar.

Há portas no tempo que demoram muito a fechar, janelas que demoram muito a abrir e ponteiros que, em vez de tempo, apontam dolorosos acontecimentos.

As memórias ainda a cercam, ela quer esquecer, mas cada vez que tenta, a lembrança traz a dor como um punhal afiado no peito, ainda mais forte. Talvez seja melhor não tentar esquecer, deixar que o tempo apague sozinho as recordações... Durante anos culpou-se, porque não sabia a quem culpar, mas agora percebe que não podia ter culpa daquilo que aquele monstro lhe fez, destruindo para sempre uma parte da sua vida, uma parte que ficou inacabada, desmoronada e abandonada para trás... Uma parte dela que mesmo assim era parte dela, e ele, aproveitando-se de toda a sua inocência, arrancou-lha cruelmente...

Esse mesmo monstro que não teve castigo, esse mesmo monstro que a fez correr de medo durante anos, que a fez ter pesadelos à noite, que a fez paralisar de terror na rua, esse mesmo monstro que a polícia ignorou, esse mesmo monstro que podia fazer tudo... Destruiu um pedaço da vida dela, e, a parte que não destruiu, ficou com uma sombra que nunca desaparecerá.

Essa sombra precisa de luz.

À meia-noite, muitas vezes, apagam-se memórias que não se querem esquecer e recordam-se memórias que se querem apagar. O ponteiro gira sempre para o mesmo lado, não há nada a fazer, senão esperar, acreditar, e um dia quem sabe, o ponteiro gire sem que se dê conta e o tempo volte a passar sem o barulho do passado, sem o som do ponteiro, sem o medo.

Como se o tempo estivesse impregnado na pele dela, como se o tic tac fosse tudo o que conseguisse ouvir dentro de si, só à espera do dia, do momento em que simplesmente se poderá libertar, abrir os braços, partir o frasco onde está fechada, e num ápice mover todas as partículas da atmosfera à sua volta, fazer voar para longe todos os cacos de vidro que a mantiveram presa… Voltar a ouvir o som do vento, o som do mar, o som da vida, deixar o ponteiro à meia-noite esquecido para sempre, e, finalmente, ensurdecer o tic tac, com o pulsar do seu próprio coração.

Sandra Reis

26 comentários:

  1. Há coisas que, por mais que tentemos, não desaparecem do nosso pensamento, porque nos marcaram para sempre. E essas lembranças teimam me surgir quando relaxamos.

    Fantástico! Adorei ler

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil esquecer e... bem difícil com certos factos conviver! Gostei de ler... Bj

    ResponderEliminar
  3. Um texto intenso, doloroso, e que infelizmente será realidade para muitas mulheres.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, querida amiga Sandra!
    Para você, com carinho:
    http://www.escritosdalma.com.br/2019/03/alvura-paz-de-primavera.html?m=1

    Que uma vida nova se descortine para a amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏😘🌷

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra!
    Adorei, um texto forte e bonito ao mesmo tempo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Por mais que o desejemos e os ponteiros do relógio avancem, há memórias que ficam marcadas na nossa pele, para o bem e para o mal, há que saber viver com as marcas que elas nos deixam. Beijinho Sandra

    ResponderEliminar
  7. Deliciei-me a ler este lindo texto ao som da primeira música
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Uma vida ensombrada por acontecimentos tristes não pode impedir-nos de sentir o gosto de viver, se assim o quisermos... mas também é preciso que na balança entrem outras situações mais positivas...
    Bom final de dia.

    ResponderEliminar
  9. Mt bonito o teu texto com mt sentimento bjs

    ResponderEliminar
  10. Uma abordagem superior de um tema que é um verdadeiro flagelo social. Gostei imenso, os meus aplausos por este excelente texto.
    Sandra, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Olá, Sandra

    Um texto que brilha na noite escura, como um lampião.
    Sem dizer a palavra explicitamente consegue fazer chegar
    até nós todo esse sofrimento, fazendo-nos comungar da
    tristeza e desespero da personagem.

    Parabéns.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  12. O teu post é fantástico...de facto esquecer não é fácil.
    Beijinho e um bom fim-de-semana

    :)

    ResponderEliminar
  13. Como esta mulher, há imensas sofrendo e desejando o mesmo. Um dia, acontecerá, mas as mentalidades levam séculos a modificarem-se.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Lindo...lindo..lindíssimo, este texto. :))Bom dia.
    Hoje:- Por ti, todos os banhos valem a pena. | Poetizando e Encantando |

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.


    ResponderEliminar
  15. Bom dia, Sandra
    Escrever assim não é para todos, é um dom que nasce com a pessoa e que, com vontade e querer se pode aperfeiçoar ainda mais (Atenção! Não estou a pôr defeitos! Apenas estou a prever que a sua escrita vai melhorar a cada dia que passa...) - Esta é a apreciação "estrutural".
    Quanto ao conteúdo - A mensagem chega ao leitor. Momentos de angústia que se vivem num minuto e parecem durar eternidades. Assim acontece quando o sofrimento é grande. E há recordações que são assim, como um punhal sempre apontado ao coração, que num segundo penetra mesmo e nos faz reviver tempos muito dolorosos.
    Mas... a esperança aparece no final, como que a dizer-nos que é sempre a última a morrer.
    Classificação: Excelente!!!

    Dias felizes e boas escritas lhe desejo.

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  16. Un brano intenso, e di magnifica lettura, che ho molto apprezzato per il suo intenso significato
    Buona settimana e un saluto,silvia

    ResponderEliminar
  17. Um texto muito bem escrito e cheio de motivos para reflexão…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. Assustador e impressionante, Sandra; marcante. Ótimo texto, parabéns! Boa semana.

    ResponderEliminar
  19. En el silencio de la noche brotan los más buenos sentimientos y acuden los más buenos momentos vividos durante el día.

    Besos

    ResponderEliminar
  20. O tão famigerado tema da pedofilia . Em Portugal começou nos Casapianos e foi a ponta de um gigante iceberg. Há violações no seio da família, normalmente é o pai, o avô o tio, o primo, o padrasto, um conhecido e amigo da família da criança, membros do clero, figuras públicas que abusam da fama e da glória que conquistaram.Enfim, o que é isto? Uma epidemia sem precedentes? Esta vaga cresce a cada dia que passa. Sem fim à vista. Se uma vacina resolvesse a questão.... as pessoas não apostam na vigilância, não apostam na denúncia, não apostam na saúde mental. Porque a vítima é a criança a quem se rouba a inocência, cria-se um trauma que não se apaga jamais.
    A pedofilia é uma doença e um crime. Aconselho uns e outros a um acompanhamento psicológico.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Ao longo da vida perpetuam "marcos" para o melhor, mas por vezes também para o pior.
    O melhor é mesmo deixar que o tempo apague as recordações, ou pelo menos não as tenha tão vivas.
    Bjs

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  22. sentimento e sensibilidade bem misturados, neste magnifico texto...
    Boa semana
    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita