Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

15 de março de 2019

Os meus amores


O gravador e as cassetes do meu pai / Foto tirada por mim

Foi aqui que tudo começou. Ainda era uma bebé quando descobri o meu primeiro amor, a Música, com o gravador do meu pai, observava fascinada os ponteiros do medidor de intensidade a mexerem com a minha voz, foi aí que senti, pela primeira vez, a cantar, a certeza de que ali estava no meu mundo, completa.

Ensinar foi o meu segundo amor, com 4 anos, ainda não sabia ler nem escrever e já dava "aulas" de quadro e giz aos meus primos mais novos (sabe-se lá bem do quê), sentados em mesas com cadernos onde eu rabiscava "certos".

Quando eu tinha 6 anos, os meus pais trouxeram connosco um gato que estava prestes a ficar sem casa, depois dele veio outro gato, mais tarde o meu cão, e fui criando laços de amizade incondicional com eles, aprendi a comunicar com eles, pelo olhar, como se falássemos a mesma língua pelos pensamentos, e descobri o meu terceiro amor, os Animais.

Aos 12 anos descobri o meu quarto amor, Escrever, sentia que era mais fácil "falar" por palavras manuscritas, sentia necessidade de escrever para me libertar, para me "ouvir", para ser eu própria, descobri que a caneta me levava para sítios onde nunca estive.

O meu quinto amor, descobri aos 14 anos, a Pintura, quando pintei numa tela pela primeira vez, e percebi que, ao contrário do que eu imaginava, era o pincel que guiava a minha mão, que levava com ele os meus dedos, que me sentia completa a pintar, desde esse momento percebi que seria para sempre.

Cresci, e acabei mesmo por escolher o curso de Professora Primária, como eu dizia aos 4 anos, ensinei durante oito anos, e uns anos mais tarde compreendi que provavelmente nunca mais voltaria a ensinar, nunca mais iria voltar a ser Professora, como milhares de Professores em Portugal, tive que aprender a aceitar isso  à força, mas admito que ainda não acredito que isto é a quase certa realidade... Já não ensino há oito anos...

Neste turbilhão de desilusões acabou por acontecer uma coisa há uns anos atrás. Como ajudar Animais era tão natural para mim como acordar de manhã, porque não sou capaz de fechar os olhos, de ver um animal a precisar de ajuda e seguir o meu caminho, não consigo dormir até fazer alguma coisa, então, não sei como, um dia dou por mim a juntar o meu amor pelos Animais, pelo Ensino, pela Escrita e pela Pintura, num só, e percebi que tudo fazia sentido. Comecei a escrever e a ilustrar livros Infantis com um propósito educativo, sensibilizar para o respeito pelos animais. Não pus a música de lado, está na minha vida a todo o momento, não a largarei jamais.

Um dia chegou o meu sexto amor. O último de todos os meus amores, o último que descobri e encontrei dentro de mim, que, como a certeza tão fresca e reveladora das primeiras gotas de orvalho da vida, me conquistou de forma profunda e eterna. As minhas duas pequeninas. Foram o último amor que surgiu na minha vida, mas são o mais importante de todos.
Agora sei, podia viver sem nada, mas jamais poderia viver sem elas <3

Sandra Reis 

As minhas pequeninas a conhecer o Mundo / Lisboa 2018 / Foto tirada por mim

20 comentários:

  1. É tão bom quando a nossa vida é tão plena de amor. E quando compreendemos que esse amor se divide em várias componentes.
    Que texto tão bonito, minha querida *-*

    ResponderEliminar
  2. As minhas pequeninas têm quase 21 e quase 16 anos.
    Adoro-as mais que a vida!
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  3. Neste seu texto o fio condutor de todo ele é o AMOR e é o amor que nos conduz pela vida fora e nos leva a todos os caminhos que vamos percorrendo com paixão. Desejo-lhe que o seu coração seja sempre o primeiro a falar e a sentir. Felicidades oara os seus amores maiores, as suas filhotas. Beijinho Sandra.

    ResponderEliminar
  4. Sinto o mesmo por um casal que anda entre os 36 e 37!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosos. Os meus são um casal têm 37 e 30, mais uma extra, filha do coração com 10 anos. Sou feliz porque tenho os meus filhos e netos... Sem eles a vida não faria sentido!
    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sandra!
    A nossa vida não seria nada sem os nossos amores, são eles que nos fazem seguir em frente com alegria e esperança.
    Bom fim de semana.
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. A minha filha tem 21 anos, sinto muitas saudades quando ela assim, pequenina...
    Bjs e bom fim-de-semana
    :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei de ler e saber desses amores ao longo dos anos, mas estes são sem dúvida únicos 💛💛 e aparentam ser muito lindas...
    Realmente do melhor que podemos ter na vida.
    Um bom fim de semana.
    Beijinho

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  9. Amei este texto. Ele encanta pela sinceridade!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Sandra!
    Gostei de ter lido estas partes importantes de tua vida, sempre a renovar-se: Professora, a pintura, o amor pelos animais e, o mais importante, tuas filhas. Parabéns.
    Um ótimo final de semana.
    Bjs.
    Pedro

    ResponderEliminar
  11. Um belíssimo texto escrito do "coração". Tantos e tão variados amores. És uma pessoa multifacetada. Que bom que conseguiste conciliar alguns deles.Identifico-me um pouco contigo. Também sou professora e desde pequena sabia que esta seria a minha profissão. Sempre fui melhor com a escrita do que com a oralidade e descobri há pouco tempo que adoro pintar ( em tecido).Claro que os meus filhos são os meus Amores mas também adoro os meus gatinhos.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  12. É ótimo ter esses amores.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  13. Quer bela descrição desses Amores nas próprias etapas da Vida
    A finalizar com essas duas Princesas
    Parabéns

    ResponderEliminar
  14. Gostei de ler
    Simplesmente bonito
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Alimentos que reduzem a vontade de comer doces

    ResponderEliminar
  15. Que bom, que a tua vida esteja tão cheia de coisas que te complementam e te fazem feliz, adorei conhecer esses amores :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Os meus amores são os meus sete sobrinhos e três sobrinhos netos, para além de outro pequeno amor como a escrita.
    Gostei deste post muito pessoal. Parabéns pelo seu 6.º amor.
    Bjo
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde de serenidade, querida amiga Sandra!
    Temos muitos amores em comum.
    Suas meninas lindas são de fato, o melhor dos amores.
    Tenha um início de semana cheio de notícias alvissareiras!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌷🙏😘

    ResponderEliminar
  18. Amores que valem a pena…,
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  19. Dos melhores amores que existem e pelos quais vale a pena viver....
    Boa semana
    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita