Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

2 de outubro de 2018

#3 Um Mundo à Margem


Num passeio mais ou menos planeado, com alguma investigação antecipada, porque eu gosto de ir a lugares perdidos da civilização, ou com história, descobri um mundo totalmente à margem do que imaginava que seria. Fiquei encantada. Não tem rede de telemóvel. É verdade que primeiro fiquei um bocado apreensiva, porque alguém podia precisar de mim, mas tentei relaxar e em poucos minutos comecei a sentir-me... livre! Como se tivesse ficado com menos peso em cima de mim, o peso das preocupações banais, o peso da antecipação, o peso da sensação de que dependemos daquele aparelho para tudo. Uns minutos depois senti-me mesmo bem, como se de repente até fosse mais fácil inspirar, é bom não ter rede no telemóvel de vez em quando, também faz bem podermos parar, olhar para nós, pensar em nós, dar-nos a oportunidade de apreciar o mundo à nossa volta, relaxar, observar sem ter que pensar em nada. E eu não sou uma pessoa de andar agarrada ao telemóvel, só o uso para receber chamadas, para ler os vossos blogues nas noites livres, e, de vez em quando, ouvir música na rua...

Então seguimos do Porto em direção a Sever do Vouga até à mítica ponte do Poço de São Tiago, a qual eu subi pela primeira vez, e cheia de medo, porque não sou muito "equilibrista" em altitudes. Valeu a pena o tremelique das pernas, porque a vista de cima é estonteante! Além disso, agora fizeram também ali a Ecopista do Vouga, precisamente onde era a antiga linha ferroviária do "Vouguinha", comboio a vapor, acompanhando o rio durante mais de  11Km e atravessando os antigos túneis ao longo do vale. A estação de comboio de Paradela é agora um café do Ecopark.(Como veem há muito coisa que pode ser aproveitada em Portugal com alguma inteligência, como é este caso, em vez de abandonada)


Depois da paragem na Ponte de São Tiago, seguimos em direção a Ribeira de Fráguas. Todo o caminho é lindíssimo, o rio Vouga ao lado. Chegados ao destino, ao ver ali tanta natureza, decidimos improvisar e em vez de comermos num restaurante, fomos buscar duas sandes ao Café e levámo-las para o Parque. O almoço foi no sítio que tinha planeado ver, mas que estava longe de imaginar que seria assim. Os habitantes, disse-me um deles, construíram o Parque de Merendas de Ribeira de Fráguas para terem um sítio ao ar livre onde fazerem piqueniques aos domingos. Está fantástico como poderão ver pelas fotos.


Depois rumamos a Silva Escura para espreitar a Cascata da Cabreia.
Foi qualquer coisa de transcendente, uma surpresa total, o sítio em si parecia surreal. Tem imensas quedas de água, um ribeiro muito bonito, límpido, transparente, caminhos, proteções ao longo do riacho e pequenas pontes. É lindo, puro, só se ouve a natureza, os pássaros, a água, as folhas das árvores. E, naquele cenário divinal, fizeram uma mesa em pedra que encaixa no riacho, junto à cascata, é inspirador, uma mesa perfeita para quem gosta de escrever ou pintar!



Boas Viagens!
Sandra Reis


Alguns links com mais informação:

25 comentários:

  1. No Verão costumo ir a muitos sítios onde não tenho rede no telemóvel e, sinceramente, sabe-me mesmo bem desconectar-me do mundo com as minhas companhias por umas horinhas. Acho que faz falta pararmos assim mais vezes e relaxar no meio do mais belo que temos, a Natureza :)
    Acho que ia ser bem feliz nesse sítio, a avaliar pelas fotos. Que incríveeel!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, querida Sandra!
    Que passeio maravilhoso na natureza tão bela!
    Como gosto de viajar com os amigos pelo mundo virtual e poder apreciar lindos recantos!
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Conheço esse recanto que é fantasticamente belo e gosto dos seus olhares!!! Bj

    ResponderEliminar
  4. Excelente passeio. Estive à bem pouco nessas cascatas, um lugar maravilhoso.
    Só um reparo, "o rio Douro ao lado", presumo que seja o Vouga.
    Bj

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! É o rio Vouga! Sever do Vouga está bem longe do Douro :)
      O Douro está sempre na cabeça e nos olhos aqui da janela :D
      Obrigada
      Um abraço

      Eliminar
  5. Nossa que lugar mais lindo para conhecer, não conhecia mesmo
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. É tão bom desligar, desconectarmo-nos das tecnologias e conectarmo-nos com a natureza. Descobri paisagens surpreendentes e relaxamos muito mais.
    Já anotei os nomes de cada local! Que encanto *-*

    r: Eu é que agradeço por esse retorno tão bom.
    Também acho que sim, Ganhávamos todos com essa preservação

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. OI SANDRA!
    LUGARES MARAVILHOSOS, ACHO QUE AÍ O TEMPO DEVE CORRER DE OUTRO MODO, MAIS LENTO E TRANQUILO COMO BEM O SENTISTE.
    ESTOU TE SEGUINDO E VOLTAREI.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Oi Sandra,
    Lindíssima postagem
    Logo eu irei morar num lugar parecido a esse. Quando estiver lá postarei.
    Adoro a natureza.
    Amei
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  9. O nosso país está cheio de recantos de extrema beleza à espera de serem descobertos, visitados, vividos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de paisagens e não ter rede de telemóvel é uma grande vantagem.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  11. Toda, ou quase toda a zona do Vouga é lindíssima. Conheço uma boa parte e sempre que por lá ando fico maravilhada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Logo que possa farei esse percurso que não conheço. Obrigada pela dica e pelas fotografias excelentes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Agradecendo e retribuindo a visita ao meu blog, vim até aqui e por aqui fiquei uns momentos, deliciando-me com as fotos de um local e passeio que espero fazer logo que tenha oportunidade.
    Temos imensos locais no nosso Portugal, dignos de ser visitados e explorados.
    Grato pela partilha.
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  14. Não conheço essa zona, mas pelas fotos já fiquei cheia de vontade de conhecer! :) Quanto a não ter rede de telemóvel acho que todos deveríamos fazer isso de vez em quando. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Olá Sandra!
    Adorei as fotos, esse lugar é realmente lindíssimo. Portugal tem autênticas maravilhas que desconhecemos. Estar em paz com a natureza faz muito bem ao nosso cérebro que nos tempos que correm está em constante actividade, acho que podemos comparar isso com uma espécie mindfulness que está tanto em voga.

    ResponderEliminar
  16. Nunca fui ao Sever do Vouga, mas parece ser mesmo lindo e pacífico!
    R: Sim acho que quem gosta de ler, muito dificilmente se afasta... Eu pelo menos não me afastarei de ceterza
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. La natura è in grado di donarci incredibili e inaspettate sensazioni
    Buon fine settimana e un saluto, carissima,silvia

    ResponderEliminar
  18. Belíssimas imagens que nos remetem para as maravilhosas paisagens do nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  19. Fiquei fascinada com estas fotografias! Quero muito ir a esses lugares lindíssimos!

    r: É mesmo essa a sensação! Quanto a ti, espero que um dia voltes a conseguir viajar sozinha e a sentir o que sentiste. Até lá, aproveita muito a companhia das tuas meninas, porque vai chegar a altura de elas também quererem viajar sozinhas pelo mundo fora :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita