Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

12 de outubro de 2018

Um dia Aconchegante




Há já alguns anos que ando numa "Quest" por produtos que não sejam nocivos para a saúde, acreditem que é terrivelmente difícil. E embora pareça um assunto sem importância, acreditem que é demasiado importante para todos nós. As roupas que vestimos hoje em dia estão cheias de químicos e não os ingerimos apenas pela pele, também os odores são inalados por nós, todo o dia, e já tenho visto lojas bem conhecidas, a vender roupa com cheiro a petróleo e a borracha de pneus, etc.

Comprei um par de jeans na Pinkie, uns azuis e uns pretos, os azuis não cheiram a nada, os pretos não consigo usar, só os vesti um mês depois e cheiravam a borracha, tentei usá-los mas o cheiro intenso, horrível, dava-me dores de cabeça e no nariz por causa da rinite, Na loja não senti o cheiro, talvez porque as lojas têm perfumes, não sei... Já na Primark eu nem sequer quero entrar, tive que lá ir comprar umas calças pretas para a festa da Pré da minha filha mais velha, porque tentei em todas antes dessa e nenhuma tinha já, e as calças cheiravam a petróleo, aliás, toda a loja cheira como nas lojas de chineses, eu fico cheia de dores de cabeça lá dentro. A miúda vestiu-as para a festa e deitei-as fora, porque o cheiro não sai. Outra história foi quando uma das minhas filhas nasceram, ofereceram-me uma manta muito linda e fofa, mas eu nunca a usei, também cheirava a petróleo, lavei-a 2 vezes, a minha mãe levou-a e lavou outras duas vezes, e depois ainda a levou a uma lavandaria, o cheiro a petróleo nunca saiu. Jamais iria deixar as minhas filhas cheirarem aquilo. Temos que ter cuidado com tudo nos dias de hoje. A saúde em primeiro lugar.

Então descobri a Portugal Natura, uma loja, que é segura para a saúde e boa em qualidade. Gostei muito e para quem tem bebés ou crianças como eu, ainda melhor, porque as crianças são sagradas!
Tive a sorte de receber uns panos de cozinha lindíssimos, totalmente ISENTOS de substâncias prejudiciais à saúde humana e alusivos ao tema "Namorar Portugal".

Um tema com uma história muito bonita. Penso que já muitos devem conhecer a história dos lenços de pedido de Vila Verde. No Século XVIII as raparigas apaixonadas, bordavam lenços com  desenhos e declarações de amor, algumas com erros ortográficos dada a falta de escolaridade das mesmas, e depois secretamente, faziam chegar o lenço ao amado delas, se ele usasse o lenço em público elas saberiam que eram correspondidas e assim começava o namoro, muitas vezes às escondidas :)

Se gostam de dar prendas bonitas e úteis, que não sejam caras, àquelas tias e amigas, que adoram cozinhar, estes têxteis de cozinha são perfeitos e, principalmente, não fazem mal à saúde!




Então claro que tinha que os estrear!



Fiz Canja de Galinha (muito simples, água, frango, pevides, chouriço e limão), para os gripados cá de casa, uma Tarte de Fiambre e Vegetais para confortar a mente e uma Mousse de Maracujá super fácil para os gulosos.



 



 


As Mousses de Maracujá, fiz 6, mas desapareceram 3 do frigorífico, antes de conseguir tirar a foto!! E não fui eu!



Esta receita da Mousse vi no Blogue Ela e Ele e não pude esperar para experimentar e é realmente de chorar por mais!






Deixo aqui a receita da Tarte, foi super fácil e rápida de fazer!

Tarte de Fiambre e Vegetais

Ingredientes:


1 massa folhada
1 cenoura média
5 fatias de fiambre
1/2 cebola
1 tomate chucha
¼ de pimento vermelho
1 pacote de natas de soja
1 pacote de mozarella ralado light

Estender a massa e picar com um garfo. Dobrar para dentro o excesso dos rebordos e humedecer com água, com o pincel ou os dedos, para que não seque no forno.
Descascar a cenoura e depois raspar lascas da cenoura com o descascador, dispôr as lascas sobre a massa. Cortar o pimento em tiras fininhas e espalhar por cima da cenoura, depois a cebola picada e de seguida as fatias de fiambre cortadas ao meio e dispostas ligeiramente salientes e onduladas em toda a tarte.
Cobrir com as natas. Depois cobrir com o queijo. Salpicar oregãos e decorar com o tomate.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC
Deixar 25mins a 180ºC + 10mins a 160ºC ambos com calor só por baixo

Espero que gostem!


34 comentários:

  1. se ha algo que adoro mesmo mesmo é canja de galinha! por mim comia todos os dias! yuums!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Vá se lá saber...mais vale comer de tudo em pouco quantidades....


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Hum, que parece ser tudo bastante bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Os panos são lindos e assim sendo pelo que dizes também têm uma boa produção. :) As comidinhas até me deixaram de água na boca. :)
    Em relação a coisas com cheiro a petróleo, uma vez obriguei uma colega de casa a deitar fora uns chinelos que comprou no chinês pois toda a casa cheirava a petroleo e não havia maneira de o cheiro sair!
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Esta tarte está linda e parece bem apetitosa.
    Quanto aos cheiros, compreendo-te bem. Comprei uma vez uma mala muito bonita que nunca consegui usar por causa do cheiro a peixe (??) que dela exalava. Acabei por deitá-la fora, mas agora sempre que entro na tal loja cheiro muito bem a mercadoria, eheh
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Um tema muito interessante
    Gosto da receita da tarte
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pela partilha, minha querida! É sempre uma mais valia ficar a conhecer projetos tão bons para nós e para o ambiente. Acho que o futuro passa muito por aqui e é bom perceber que a aposta é cada vez maior.
    Os panos são maravilhosos *.*
    E esta comida deliciosa? Fiquei com vontade de atravessar o computador e dar uma trinca ahahah

    r: O elenco é mesmo de luxo. Como fico feliz por ler isso, tão, tão bom! Ainda bem que, indiretamente, contribui para essa descoberta. Sou muito atenta ao trabalho do Bruno Nogueira, por isso, não poderia perder a estreia. E fazia-me todo o sentido partilhar este trabalho de excelência, porque a premissa é, aparentemente, simples, mas tem tanto de complexo que nos envolve de uma maneira transcendente. Tudo resulta, até porque se nota todo o compromisso na criação de «Sara».
    Novelas também já desisti. Salvo alguns programas desportivos, a única coisa que vejo na televisão é mesmo séries.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. São tudo coisas saborosas,
    fazem crescer água na boca
    suas ideias são maravilhosas
    nada terá sido feito à toa?

    Bom fim de semana.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. r: Agora falta-me ver o filme :)
    A força do livro passa mesmo por essa descoberta; por esse saber olhar mais para nós

    ResponderEliminar
  10. Que aspeto delicioso!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  11. r: Que bom, muito obrigada *-*
    Gosto imenso de ir a Espinho, mas, curiosamente, vou menos do que gostaria.
    Eu é que agradeço por essa partilha que me enriquece!
    O mar assim transmite logo outra paz

    É o melhor retorno que posso receber. Hesitei muito antes de partilhar aquela história, reescrevendo-a, mas agora sei que foi a melhor decisão que tomei. Ainda que a minha proximidade me influencie, também acho que a Constança merece uma segunda oportunidade. Se será com o Lourenço? Não posso garantir. Porém, quem sabe, talvez um dia lhe dê continuação.
    Agradeço, de coração, todo o apoio <3

    ResponderEliminar
  12. Que bom ver pessoas com essa preocupação. Só bem faz! Adorei os pratos, a tarte e principalmente os panos com o tema dos namorados tão característicos aí em Portugal. Tive sorte de receber toalhas de presente de uma amiga daí.Adoro! Muito lindo teu post! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  13. Bom, de abrir o apetite mesmo a esta hora... mesmo sem a mousse e que também não fui eu :)
    Gostei do que atrás li, tema cada vez mais importante para os nossos dias, muito importante para as futuras gerações que certamente estarão em risco devido aos atos das grandes industrias nos dias de hoje.
    Bom fim de semana.
    Bj

    Rui
    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk
    Novidade no Youtube visitem e subscrevam o canal: Olhar d'Ouro - yOutUbE

    ResponderEliminar
  14. Gustose e incomparabili portate, tutte da gustare...
    Un saluto,silvia

    ResponderEliminar
  15. Há muitos tecidos que causam problemas, principalmente às pessoas como pele mais sensível. Já deve existir alguma regulamentação, mas penso que se deverá ir mais longe com os componentes dos tecidos.
    Os lenços de pedido, creio que em sentido mais lato se chamam lenços dos namorados, eram muito usados no Minho.
    Adoro canja de galinha...
    A tarte também deve ser boa.
    Resumindo, fiquei cheio de fome... vou lanchar.
    Amiga Sandra, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. r: Muito obrigada, minha querida :)
    Também não resisto a búzios, são de uma delicadeza e beleza encantadoras! Sinto o mesmo, consegue mesmo estabelecer essa proximidade

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. De facto, já tinha notado esses cheiros em certas lojas e certas peças de roupa. Algumas, depois de muitas muitas lavagens lá acabam por sair, outras é mais difícil.
    Esses paninhos são mesmo bonitos e fiquei com fome só de olhar para essa tarte, que aspeto saboroso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Que dia bom que deve ter sido *.* E essa receita chamou por mim :x
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, obrigada, obrigada! Tem tudo ótimo aspeto e eu estava mesmo a precisar destas dicas e da receita! Já sei o que vai ser o jantar de amanhã ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Oi princesa,
    Deixou-me com vontade da pizza. Gosto muito de cozinhar r mru prato predileto é a bacalhoada. Como só uma vez por ano, pois no produto final fica muito caro.
    Pizza engorda, então, não como, apesar de gostar.
    Adorei sua postagem
    Passa uma receita de bacalhoada de como faz.
    Obrigada
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  21. Desculpa os erros
    Estou com muito sono
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  22. Teletransporta uma coisinha dessas até aqui, okapa?

    Beijinho e boa semana
    :)

    ResponderEliminar
  23. Realmente há que ter cuidado com o que se come, com o que se bebe e com o que se veste. Gostei dos lenços dos namorados transformados em panos da cozinha…
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  24. Só a canja de galinha já é aconchegante, e essa está com muito bom aspeto!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  25. É tão, tão bom vermos este carinho. Especialmente no caso de ser uma colega da blogosfera. Muito, muito obrigado pelo carinho. É indescritível!! <3
    E essa sopa? Ficámos com vontade de experimentar... Temos é que fazer adaptações sem a carne...

    ResponderEliminar
  26. Tudo com um aspecto maravilhoso :)
    Adoro os panos, são lindos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Essa tarte tem muito, muito bom aspecto! Estou tentada a experimentar fazer, obrigada pela partilha =))

    Um beijinho *

    https://agatadesaltosaltos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Hoje venho só para te agradecer a visita ao Começar de Novo. Voltarei com mais calma para ver mais coisas do teu cantinho. Espero que tenhas gostado e voltes mais vezes aqui a minha " casa " Um beijinho e obrigada
    Emilia

    ResponderEliminar
  29. Esse cheiro a petróleo é-me tão familiar quando entro na Bershka. Há já vários anos que não compro nada nesta loja precisamente por isto.
    Quanto a essa refeição, que ótimo aspeto que tinha tudo, principalmente a tarte. Vou guardar a receita. :)

    Beijinho grande.

    O meu blogue, "F de Francisca": fdefranciscablog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Que prazer ter você como amiga, amei sua visita e comentários nos meus espaços!Seja sempre bem vinda!
    Que postagem elucidadora, eu não sabia sobre os cheiros fortes das roupas, embora já tenha sentido algumas reações alérgicas em algumas lojas aqui no Brasil!
    Quanto as receitas, delicias, comidas saudáveis que aprecio!
    Amei sobre os lenços e toalhas com temas, tudo muito lindo por aqui!
    Agora somos amigas, que bom!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita