Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

17 de outubro de 2018

O meu Jardim

Elgol, Isle of Skye, Escócia (Eu, num banco com uma placa em memória de alguém especial)

Eu cresci numa cidade pequena mas onde não faltava nada, havia mar, praia, natureza e árvores a cada porta.

Na minha casa tínhamos um jardim nas traseiras, pequeno para alguns adultos, enorme para mim. Ali, no nosso jardim, o meu pai mostrava-me todos os pormenores da natureza duma maneira tão especial que me fazia sentir que aquele jardim era o mundo inteiro à minha volta. 

Cresci a adorar a natureza e a sonhar com o meu jardim, aquele que um dia haveria de ter, um jardim onde não visse mais nada em todo o redor senão natureza, até ao horizonte.

Agora, três décadas depois, moro num apartamento, numa cidade bastante maior, cinzenta e com menos árvores. No meu coração eu não pertenço aqui, no meu coração eu pertenço a um sítio especial e muito maior. Um sítio onde consigo respirar, onde consigo ver uma montanha de frente a uma longa distância, onde consigo ouvir o eco da minha voz, onde consigo fechar os olhos e ouvir apenas o som da mais pequena brisa de todas.

Durante as minhas viagens, procurei o meu "jardim", e, um dia, descobri na Escócia que o jardim que o meu pai me descrevia quando eu era pequena, no pequeno jardim da nossa casa, existia mesmo! E eu tinha acabado de o encontrar! Um jardim que tem tanto de verde como o mar e o céu de azul... Um jardim que me rodeava de natureza até ao horizonte. Um jardim onde me senti tão minúscula mas tão forte ao mesmo tempo, tão feliz, tão completa, tão livre por dentro.

Ao olhar à minha volta, eu vi o jardim que o meu pai me descreveu durante anos. E percebi, grandioso, poderoso, doce, frágil e feliz, o jardim de que o meu pai me falava, era a Liberdade.


S.R.

21 comentários:

  1. Adorei ler. As pessoas precisam desse jardim, do contacto com a natureza, da liberdade. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, adoro a escrita :)
    Ganhaste uma seguidora, espero por ti no meu blog! Beijinhos!

    Sweetie

    ResponderEliminar
  3. Ver a liberdade como um jardim é sem dúvida uma metáfora inteligente!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Que linda fotografia! :) Já estive na Escócia mas foi em cidades, ainda não tive a sorte de passear por essas verdejantes paisagens. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! É tão bom quando as nossas memórias se funda com a realidade; quando descobrimos o lugar onde pertencemos, mesmo que não o possamos habitar eternamente.
    Um jardim faz toda a diferença. A sensação de liberdade e de conexão com a natureza é indescritível *-*

    r: Muito, muito obrigada, minha querida! Enche-me o coração ler essas palavras tão maravilhosas. E sinto que este agradecimento será sempre pouco para a dimensão desse retorno <3

    ResponderEliminar
  6. É bom recordar o que nos fez feliz...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Que intenso teu texto, saido do coração! Adorei e que belo esse jardim que procuras...bjs chica

    ResponderEliminar
  8. Nunca vivi em apartamento, excepto em férias, acho que não e adaptaria. Gosto do campo e do mar!
    Beijinho e um excelente fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Un meraviglioso verde, per estraniarsi dal caos della stressante metropoli
    Un saluto,silvia

    ResponderEliminar
  10. Oi querida,
    Quantas saudade deu seu conto!
    Vivi não só num jardim assim, mas numa pequena cidade do interior, onde todos eram amigos, um ajudava o outro em algum sufoco. Descíamos a ladeira correndo. O trem apitava, mas nos esperava.
    O frio era "cortante", olhava as flores elas soluçavam de frio. Estudávamos em outra cidade perto.
    Quando chegávamos mortos de fome e pelo caminho comíamos goiabas e chupávamos mangas. As lavávamos num pequeno córrego de água cristalina.
    Ô tempo bom que não olvido jamais.
    Morei em cidade grande muitos anos trabalhei e meu marido morreu deixando-me um lindo filho hoje com 35 anos bem queimadinho dos olhos verdes e alto.
    Quando meu filho tinha nove anos casei-me outra vez, meu marido além de bonito só não cozinha o resto faz tudo. Fiquei doente.
    Assim é a vida!!
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  11. De repente ao olhar para essa imensidão verde, veio-me à memória "Braveheart" o filme do Mel Gibson rodado na maravilhosa Escócia !!!

    ResponderEliminar
  12. Olá, boa tarde!
    Lá no blog da Mariazita, achei o teu blog e aqui eu cheguei com muitas identificações. A primeira, é gostar do outono! Gostamos! A segunda, é o teu jardim, este reencontro. Eu te entendo perfeitamente, porque muitos foram os instantes que eu reencontrei momentos de minha vida em locais jamais imaginados.
    Gostei de ler as tuas linhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá, Sandra
    Visitei a Escócia há uns anos e adorei! Entendo perfeitamente que lá tenha encontrado o "tal" jardim... Todo o ambiente que lá se vive e respira é propício a que tal aconteça.
    Agradeço a sua visita ao meu blog, que me permitiu chegar até aqui, um lugar que me agradou e onde tenciono continuar a vir sempre que possível.
    No seu perfil verifiquei que temos muitos gostos semelhantes: leitura, escrita... etc.
    Vou já fazer-me sua seguidora, e inclui-la nos cantinhos que acompanho, para não lhe perder o rumo...
    Será um grande prazer voltar a vê-la.Eu publico sempre no primeiro dia de cada mês.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  14. Um enorme jardim Zen. Maravilhoso.

    Bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  15. E que bom que é *.* Pena que hoje em dia já não se dê assim tanta importância...
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  16. Que palavras tão lindas e verdadeiras! Confesso que me emocionei! Senti-me contigo nesse teu jardim, que bom! Obrigada, do fundo do coração <3

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita