Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

9 de abril de 2015

A Infância


Estamos num século de tecnologia e falta de tempo e nos últimos meses, adaptei-me a esses conceitos, e por isso tenho usado sempre cebola picada congelada para cozinhar, mas hoje como tinha de fazer sopa, quando fui ao supermercado comprar os vegetais e legumes frescos, lembrei-me e trouxe cebolas.

Pus uma panela com água a ferver e descasquei uma cebola, cortei ao meio e coloquei metade na água a ferver, enquanto cortava os legumes, o cheiro suave da cebola, o barulho da água a ferver e o pôr do sol a entrar pela janela da cozinha, levaram-me de volta à minha infância, para um momento que nem me lembrava ter existido. Lembrei-me exactamente da minha casa, da minha mãe ainda com os seus cabelos todos pretos, alegre, energética, a fazer sopa para mim, enquanto eu fazia desenhos sobre a mesa da cozinha com massas de canudos e feijões e esperava pelo meu pai para lhe mostrar os meus desenhos... Há sensações que nunca se esquecem, e que são insubstituíveis...

E eu que estava a fazer a sopa sem muita vontade, porque descascar batatas e cenouras nunca foi algo que eu adorasse fazer :) mas com esta viagem até à minha infância, ganhei uma força de vontade para fazer a sopa, a sopa da minha mãe, porque não há, para mim, outra igual :)

Se eu agora chorasse não seria por causa da cebola :)

Sopa da minha Infância
Numa panela com água a ferver juntar:
meia cebola
2 cenouras grandes
2 batatas grandes
1 pedaço de abóbora
2 pés de alho francês
meia couve coração (variante agriões)
1 fio de azeite
sal qb

Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita