Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

14 de dezembro de 2018

#5 Um Palácio em Cristal


O Palácio de Cristal, foi e continua a ser, o meu lugar preferido no Porto. É verdade que já não se chama assim, mas para mim será sempre assim.

"O palácio foi destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos. O edifício foi demolido em menos de um ano, sendo destruído à martelada o órgão de tubos. Devido à contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal tem sobrevivido até aos nossos dias"

Ficheiro:Palácio de Cristal - Henrique Pousão (1859-1884).png 


Foi no Pavilhão novo (Pavilhão Rosa Mota), agora em reabilitação, que vi o meu primeiro concerto em 1994, algumas bandas, incluindo "Resistência", o Pavilhão estava completamente cheio, não havia uma cadeira vazia, todos a cantarem a música "Amanhã é sempre longe demais" juntos com fitas no ar, foi um momento inesquecível, marcou-me, não andava com telemóvel nem câmara sequer naquele tempo, não tenho qualquer registo a não ser a memória.
Foi também ali que fui à minha Primeira Feira do Livro, eu adoro estar rodeada de livros, fui a primeira vez que assim estive e depois fui sempre a todas nos anos seguintes.
Mas a parte que adoro mais são os jardins, o lago, as árvores, poder-me sentar na relva a ler um livro, à sombra duma árvore, com a vista do rio Douro, do mar, do horizonte e atrás de mim ouvir os patos a nadar no lago, o som da água enquanto chapinam, os pavões, o burburinho da brisa nas folhas, na Primavera e no Verão. E no Outono... no Outono, as cores são de arrebatar, o verde da relva, repleto de folhas castanhas, as árvores com tons vermelhos, não há nada mais bonito que um dia de Sol no Outono para contemplar todas estas cores da natureza em todo o seu esplendor nos Jardins do Palácio de Cristal.

E foi assim, e, por isso, que num belo dia de Sol há poucos dias atrás, decidi ir até lá caminhar e tirar umas fotos.





















































31 comentários:

  1. Boa tarde!
    Deslumbrei-me com uma postagem riquíssima tanto no texto como nas imagens que nos traz. Amei!
    Perdi-me no vendaval
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Immagini di rara bellezza, in questo articolo interessante
    Buona serata,silvia

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos leitores,

    convidamos-vos a ler o capítulo 3 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes", que esta semana nos chegou pela mão da Carolina Lemos, interpretando a personagem Beatriz.

    Sempre com o mesmo carinho por vós,
    votos de excelente fim-de-semana!

    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelas fotos Sandra!
    Gosto muito dos jardins do palácio, que para mim também continua com esse nome.
    Um lugar maravilhoso!
    Bj bom fim de semana.

    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui.
      Será sempre o Palácio :)
      Uma boa semana
      Beijinhos

      Eliminar
  5. também gosto muito! tenho fotos bem giras lá e tenho de voltar em breve:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, volte sempre que puder.
      Nesta altura está lindíssimo com todas as cores do Outono
      Obrigada
      Beijinho

      Eliminar
  6. Também é um dos meus lugares favoritos no Porto! Transmite uma paz imensa *-*
    Adorei as fotografias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te perfeitamente :)
      Obrigada Andreia :***
      Beijinho grande

      Eliminar
  7. UAU! Que coisa linda! Fotos mostram a beleza do palácio e parque que faz bem em qualquer estação do ano, creio! beijos, chica

    ResponderEliminar
  8. Lindas as fotografias minha amiga, gostei bastante e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  9. Também eu adoro o nosso Palácio de Cristal, ou simplesmente o Palácio!
    Passei muito nesses jardins... o encontro com as namoradas :))) os beijinhos ás escondidas :)))) e como sou de uma geração mais "velha" lembro-me ainda da Feira Popular e de em certos dias do Verão a escadaria existente na parte exterior do pavilhão e que dá acesso à cúpula, estar aberta ao público! Na altura não havia telemóvel nem máquinas digitais minúsculas... lá em cima deparei com uma vista panorâmica, que ainda guardo na memória. Se fosse hoje com uma foto 360º tirada com qualquer telemóvel, era show!!!
    A Feira do Livro (mais tarde), o alugar bicicletas e patins em tardes de sábado, o Roseiral (nessa altura muito bem tratado), o mini zoo (há muitos anos desactivado), os jantares em noites de Verão nos restaurantes que lá existiam... os espectáculos musicais, mais tarde os comícios políticos.
    Tanta história...
    Mais presentemente, gosto muito da Biblioteca Almeida Garrett e de alguns concertos mais intimistas em noites de Verão, na concha acústica.
    Gostei muito deste post.... viajei nas minhas memórias.
    Grato.
    Bom fim-de-semana, tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por partilhar essas memórias.
      Lindo que possamos trocar assim memórias tão bonitas uns com os outros.
      Lembro-me do pequeno zoo, muito vagamente, lembro-me de ir ao lado do meu pai e ver animais, acho que me recordo de macacos naquelas pequenas jaulas que agora são escritórios ou algo parecido.
      Obrigada. Adorei a sua partilha :)
      Boa semana
      Beijinho

      Eliminar
  10. Belas fotos que deu para recordar....
    Não há vez nenhuma que vá ao Porto (só mesmo se não tiver tempo) que não vá visitar o Palácio de Cristal é muito bonito.
    Aliás o Porto é um bom destino com sítios bem interessantes para visitar
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada
      Ainda bem.
      É verdade, a cidade é muito bonita e cheia de alma.
      Beijinho

      Eliminar
  11. Adorei! As fotos são lindíssimas, deram-me imensas saudades do meu tempo de estudante nessa bela cidade que é o Porto... Graças às tuas fotos sinto-me como se estivesse no Palácio de Cristal neste momento a passear naquele parque maravilhoso.
    Obrigada, beijinho
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar
  12. Sandra: Em primeiro lugar, dou-lhe os parabéns pelas magníficas fotografias do saudoso Palácio de Cristal onde passei tantos momentos agradáveis da minha infância e juventude, com namoricos à mistura. Belos espaços tão acolhedores debruçados sobre o rio que é também ele "Douro".
    Beijinhos e continue a deliciar-nos

    ResponderEliminar
  13. Também adoro os jardins do Palácio de Cristal, quanto ao verdadeiro palácio de cristal não me importava nada de o ter conhecido pois devia ser lindíssimo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Não sou do Porto, mas sempre os conheci por Jardins do Palácio de Cristal. Já lá fui umas duas vezes e adorei, natureza por todo o lado e uma paisagem incrível :)
    Gostei muito das tuas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary :)
      Tens que voltar depois das obras ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Não conheço, mas as imagens mostram beleza.
    Aproveito para desejar um excelente ano novo.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita