Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

16 de dezembro de 2018

Abraça-me depois de Partires



Vi-te ao longe, olhavas e sorrias para mim, o mesmo brilho nos olhos, o mesmo sorriso honesto de há vinte e um anos atrás.

Fui ao teu encontro a correr, no anseio de mais um abraço, na esperança que não te fosses mais… Agarrei-te com toda a minha força, sabia que assim não poderias partir, apertaste-me com força e carinho, o teu queixo na minha cabeça, senti-me protegida, senti tanta paz… Que saudades que eu tinha do teu cheiro, não queria mais sair de dentro do teu abraço, não podia mais largar-te…

Fizeste-me tanta falta, fiz tantos trilhos de vida sem ti, virei tantas páginas, nunca encontrei ninguém como tu. Fazias-me sorrir quando o meu mundo desabava, fazias-me sorrir todos os dias, defendias-me, protegias-me, alumiavas o meu caminho…

Nunca mais voltei a ver um jogo de hóquei sem ti, a última vez que nos sentamos juntos nas bancadas, escreveste no meu caderno: “Gosto de ti x 10000000000000000000000000”… O peluche que me deste com a mensagem “Não mudes nunca” ainda está comigo, velho, descolorido mas intacto como os meus sentimentos… Gostavas de mim na minha perfeição e imperfeição...

Todos te seguiam, movias o Mundo, agarrei-te ainda com mais força não te podia deixar partir de novo, tanta coisa para te contar, para te mostrar, para te partilhar, tanta gratidão e tanto amor guardado para te dar.

Era tão bom estar assim, outra vez no teu abraço… Apertavas-me com força, sentia-me de novo protegida, feliz. Olhei-te nos olhos novamente, o brilho deles enchia-me o coração de calor, mais do que qualquer sol quente de verão. Éramos tão novos quando partiste, tão inocentes, a tua inocência mantinha-se inteira, a minha, a vida tinha-a partida aos pedaços e maior parte deles perderam-se entre as dores e as pedras do caminho… Quando partiste éramos já crescidos, mas só em altura, por dentro éramos crianças, e, para mim, eras o Mundo inteiro…

Fechei os olhos, abracei-te com toda a minha força, para não poderes partir, não queria voltar a perder-te, não queria sentir mais aquele choque repentino no peito quando acordava de manhã ansiosa por te ver e, de repente, recordava a áspera verdade, que já não estavas cá, que te tinha perdido para sempre, mas o destino é a única coisa que ninguém nos tira, e quando abri os olhos, eu estava sozinha outra vez.

Nos meus braços estava o vazio que deixavas, e, foi nesse instante, que acordei e percebi que era um sonho, ou talvez não fosse um sonho, talvez me tenhas vindo ver mais uma vez, tudo o que sei é que te foste, se estás no céu, será um céu especial, onde estão os puros e os animais que tanto adoramos, e isso conforta-me um pouco.

Mas as saudades vivem e viverão em mim, para sempre. Eras o meu melhor amigo, como um irmão verdadeiro. Jamais te esquecerei, jamais poderia esquecer-te. Tu mudaste a minha vida, imprimiste em mim o teu coração, a tua sensibilidade e empatia, fizeste-me amar ainda mais todos os seres vivos, fizeste-me ter forças para lutar, fizeste-me acreditar que há mais do que aquilo que podemos ver ou alcançar, há mais para além de tudo aquilo em que acreditamos, há sempre mais, quando a estrada parece que acabou devemos continuar o caminho porque haverá mais para descobrir e aprender, mais para viver, mais para sonhar e lutar, mais para sorrir.

Trouxeste contigo a coragem, no teu sorriso, no brilho dos teus olhos, trouxeste-me a esperança em cada abraço que me vieste dar depois de teres partido para sempre…


S.R.

Para o meu melhor amigo:
Nuno Filipe Miranda dos Santos
(15.12.1975 - 20.01.1997)

43 comentários:

  1. Votos de feliz Natal com muito amor, paz e alegria para você e sua família!
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Um Feliz Natal cheio de tudo o que mais deseja para si e para os seus também.
      Beijnho

      Eliminar
  2. Nem tenho palavras, minha querida! Nunca passei pela dor infinita de perder um amigo, mas, de facto, há saudades que nos acompanham para sempre. Esteja onde estiver, estará sempre ao teu lado!
    Uma bela e sentida homenagem <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que sinto. Está sempre comigo.
      Obrigada Andreia
      Um enorme beijinho

      Eliminar
  3. Fiquei sem palavras, porque imagino o que sentes... Existem pessoas que nunca se esquecem!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. E foram tão especiais que pensamos nelas todos os dias, nuns dias sorrimos, noutros deitamos uma lágrima.
      Obrigada Teresa
      Beijinho

      Eliminar
  4. Fiquei sem palavras. Lamento.
    Deixo um abraço

    ResponderEliminar
  5. Fiquei meio atônito! Toda aquela história era verdadeira? Ou este texto não tem relação com os outros? Eu não tomei o rumo da realidade no teu romance anterior. Diga! Diga!... Desejo a ti e aos teus um Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto é uma homenagem a um amigo que era como um irmão, uma alma gémea, que faleceu no meu 19° aniversário. Um dos melhores seres humanos que conheci.
      O conto está agora no último capítulo que será postado em breve.
      Feliz Natal Laerte!
      Um grande abraço e beijo para vocês

      Eliminar
    2. Valeu! Desculpe minha titubeação! Escusas!... Meus sentidos sentimentos pela perda! Fique com Deus! Laerte.

      Eliminar
    3. Não tem que pedir desculpa.
      Obrigada
      Um grande abraço Laerte

      Eliminar
  6. r: Fico de coração cheio, ainda bem que gostaste!
    Obrigada e igualmente :)

    ResponderEliminar
  7. Que homenagem tão bonita.
    Comovente.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de acompanhar! Bela dedicatória ao amigo! FELIZ NATAL! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  9. Um texto muito emotivo, que é também uma lindíssima homenagem.
    Que tenha um Natal de Amor e um novo Ano com tudo de bom.
    Boas Festas!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, os amigos verdadeiros são assim, eternos.
      Um Feliz Natal e um 2019 maravilhoso para a Graça
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  10. A partida sem regresso dos que amamos é uma dor imensa que fica para sempre cravada no coração, mas resta-nos a esperança de que os amamos acima de tudo e que um dia nos voltaremos a abraçar.
    Feliz Natal para si e toda a família. Um 2019 repleto de coisas boas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a minha esperança. E acredito que sim.
      Obrigada amiga querida
      Feliz Natal para si e para os seus também, um ano novo com tudo de bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Belo e verdadeiro; triste e reconfortante. Muitas vezes, a saudade pode ser o seu próprio conforto! Boa semana, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Muitas vezes encontramos conforto na saudade.
      Boa semana
      Abraço

      Eliminar
  12. r: Completamente! É esse significado que lhes atribui todo o valor :)

    ResponderEliminar
  13. Oi querida,
    Ela (***) vem sem dor e piedade, mas aquiete seu coração que existe coisa pior quando se perde e não se sabe pra quem, o tempo vai passando e a esperança que já velha, ele apareça, mas no seu lugar já está ocupado por outro que respeitando, mandamos embora com vontade de abraçá-lo.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente, mas sendo a vida como é, quem sabe um dia já não tenha que o mandar embora, e possa reatar todas as esperanças que pensava perdidas.
      Um grande beijo <3

      Eliminar
  14. Oi,
    Como foi difícil a interpretação desse alguém- haverá interpretações diferentes.
    Bjs
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um terá a sua, excepto aqueles que passam pelo mesmo, esses, acredito que entenderão.
      Um grande beijo

      Eliminar
  15. Felizmente não sei ainda o que é essa dor! Achei uma linda homenagem esta que tu escreveste. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Que publicação tão bonita e tão cheia de sentimento. Quando os nossos partem, as saudades ficam sempre, mas tenho a certeza que ele está a cuidar de ti de um jeito muito muito especial.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita