Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

22 de dezembro de 2018

Resgatar todas as Histórias de Amor

Depois de receber o amável convite da Teresa do Blogue Ontem é Só Memória para escrever para a sua Rubrica Guest Post, o que fiz com muito orgulho e agradecida pelo carinho de se ter lembrado de mim, decidi falar sobre o amor, o amor dos poetas, o amor das histórias, o amor imortal que sobrevive aos livros. Com este texto quero prestar homenagem aos poetas de todos os tempos, aclamar a poesia, a arte, a escrita, os autores e as musas que os inspiraram a escrever as belas histórias de amor que fizeram sonhar milhões, pela forma como um dia mostraram o amor através das palavras. Embora só mencione alguns, que me marcaram muito ao longo da minha vida, louvo todos, os de antes e os de agora, porque todos os poetas nos fazem sonhar, inspirar, apaixonar e viver através das palavras deles.

Foto tirada por mim (Escócia)











RESGATAR TODAS AS HISTÓRIAS DE AMOR


Sempre acreditei no amor eterno, no amor que transcende tudo e todos, no amor para além do tempo, no amor verdadeiro. Gostava de o poder acordar no coração de todos porque sinto que se perdeu algures no tempo.

Já não se ama com sofreguidão, com desespero, com dedicação, com a intensidade dos romances, dos poemas e das histórias de antigamente.

Amar com a paixão de Camões, amar com o desassossego de Pessoa e às vezes amar com a tristeza de Pessanha, sermos feliz como somos, é assim que a vida tem o seu valor, em lutarmos pelo mais nobre amor, mesmo que tenha que ser a nado, em sentirmos tudo de todas as maneiras, em aguentarmos quando os passos são mais pesados que as pedras da calçada, em sermos nós próprios, mesmo quando nos sentimos mil pessoas numa só, em sermos capazes de ver até os mais pequenos pormenores, até aqueles que se tornam vulgares no dia-a-dia, em sermos capazes de criar histórias de amor de que nunca ouvimos falar, em sermos capazes de sonhar com Príncipes Encantados mesmo sabendo que não existe nenhum, em voarmos para qualquer lado sem sequer termos asas para voar.
Já não se ama como antigamente, com a dedicação devota, com a cegueira, com cartas de amor, com sonatas e poemas, com a força de um vulcão.

Já não há amores de perdição como o de Simão Botelho por Teresa, não há amores platónicos como o de Camões por Leonor. Já ninguém ama perdidamente como nos sonetos de Florbela Espanca, com as cores e os aromas de Pascoaes, com o romantismo sofrido de Bocage, e é por isso que escrevemos poemas, porque procuramos esse amor que não tem limites no tempo nem no espaço, e a cada verso que o escrevemos, a nossa alma quase que o alcança, quase que o sente por alguns segundos.
Quem me dera poder resgatar todas essas histórias de amor, protegê-las dentro de um frasco de cristal, guardá-las com pétalas santas, da Rainha Santa Isabel, e transformá-las em amores que jamais murchariam com aroma a rosas vermelhas, eternamente belas.
 
Todas as histórias de amor que a terra viu, dentro do frasco de cristal, seguras, imortalizadas como o amor de Pedro por Inês, beijadas na mão com uma vénia de respeito. E deixá-las libertar a sua fragrância, permitindo que vivam eternamente onde as podemos ver e sentir, ouvir, tão intensamente, como o amor de Romeu e Julieta.

Resgatar todas as histórias de amor e dar-lhes um final feliz, mesmo que tenham vivido de sonhos, de desejos, de tristeza e solidão, como uma Gata Borralheira, mas saberem que um dia vão finalmente encontrar um Príncipe ou uma Cinderela Verdadeiramente (quase) Encantados, que irão lutar por vocês, tal como Bartolomeu Dias contra o Adamastor, e tornarão qualquer cabo das Tormentas em Esperança, e vos irão amar para sempre, aconteça o que acontecer.


Sandra Reis

47 comentários:

  1. O que disse ao padre que celebrou o meu casamento repito agora aqui.
    Espero que esse seja o retrato do meu casamento.
    Tenho a certeza?
    Ninguém verdadeiramente tem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra,
    devo confessar que me encontro deslumbrado com mais este teu post. Em pouco transmites muito, do nada consegues fazer tudo e pouco mais me resta dizer senão, que o amor é uma coisa por vezes rara entre dois seres, mas muitas das vezes nem chega a existir, outras há em que ele existe, mas não lhes é permitido vivê-lo... O amor é algo bonito, é algo talvez de inexplicável quando ele existe em intensidade resultando em felicidade!
    Gostei muito, parabéns.
    Beijinho
    Rui
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  3. Na verdade já não se ama como antigamente, porque o amor nunca foi tão banalizado como nos nossos dias, triste sinal dos tempos em que tudo é descartável.
    Um abraço Sandra.

    ResponderEliminar
  4. Quer lindo texto e com muito sentido
    Que seria da Vida sem AMOR!....
    Há que acreditar sempre ....mesmo que ele muitas vezes nos faça sofrer
    Beijinhos e
    Boas Festas

    ResponderEliminar
  5. Já tinha tido a oportunidade de ler o texto no blogue da Teresa e voltei a render-me! É fantástica a forma como te expressas em relação aos temas que abordas *-*

    ResponderEliminar
  6. r: Muito obrigada, fico mesmo feliz por ler isso!
    Não tinha pensado nos globos de neve, mas é muito bem lembrado :) bem cheia de magia e amor, dá para sentir

    Agradeço, de coração *-*
    Tens uma bela coleção, de facto! Pois é, com as tecnologias perdeu-se o hábito de escrever à mão, o que é uma pena

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. En los últimos tiempos parece que los lazos del amor tienen los hilos muy finos que a la menor vicisitud se rompe. No hay nada más que mirar l cifra de parejas separadas.

    El amor verdadero no sucumbe por mucha tempestad que azote la barca. las historias escritas del pasado dan constancia de esto.

    Besos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu post Sandra! Está, realmente, muito belo e com uma escrita cativante. Faz-nos sonhar com um amor transcendente a tudo e todos.
    Parabéns, beijinho
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar
  9. Que bonito o texto! E já que estás falando sobre o amor e sobre poetas, deixo aqui um poema de um grande poeta brasileiro falando sobre o amor:

    "Que pode uma criatura senão,
    entre criaturas, amar?
    amar e esquecer,
    amar e malamar,
    amar, desamar, amar?
    sempre, e até de olhos vidrados, amar?

    Que pode, pergunto, o ser amoroso,
    sozinho, em rotação universal, senão
    rodar também, e amar?
    amar o que o amar traz à praia,
    o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
    é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

    Amar solenemente as palmas do deserto,
    o que é entrega ou adoração expectante,
    e amar o inóspito, o áspero,
    um vaso sem flor, um chão de ferro,
    e o peito inerte, e a rua vista em sonho,
    e uma ave de rapina.

    Este o nosso destino: amor sem conta,
    distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
    doação ilimitada a uma completa ingratidão,
    e na concha vazia do amor a procura medrosa,
    paciente, de mais e mais amor.

    Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
    amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita."

    (Carlos Drummond de Andrade)

    *

    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite:- Não será um erro acreditar num amor eterno? Não será melhor acreditar que o amor é eterno enquanto dura?

    Votos de um ... FELIZ NATAL
    ..
    *** Desabafo do meu coração vadio ***

    ResponderEliminar
  11. Os amores da escrita são todos muito mais profundos onde as palavras saem da introspeção.



    ResponderEliminar
  12. Olá, Sandra, na medida em que lia teu belo texto, comecei a concordar com você, "não se ama mais como antigamente...", mas será? Pelo menos não se vê nem se ouve mais histórias como antes, longe disso!
    Deixo aqui meu abraço, meu afeto e o desejo de um lindo Natal, carregadinho de amor, e um 2019 cheio de alegria e de paz!
    Um beijo! Estaremos juntas no próximo ano.

    ResponderEliminar
  13. O incontornável Amor.... hoje e sempre.
    Aproveito para deixar aqui os meus votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo.
    E cá estaremos para continuar com esta nossa cumplicidade blogosférica.
    Beijinhos
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  14. Amor! Esta palavra tão forte e que acarreta tantas emoções!
    Também louvo todos que conseguem transportar esse sentimento para as palavras :)

    Beijinho querida,
    santiago | facebook | instagram pessoal | instagram artístico

    ResponderEliminar
  15. Gostei de ler tão encantador texto... O amor...
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Sexo antes do Natal!!!...

    ResponderEliminar
  16. Um texto em postagem brilhante! AMEI! <3

    Bom dia; Quando um coração transborda de alegria.
    ________________
    Estou com dias trabalhosos e festivos. Poeticamente regressarei dia 26. DESEJO-VOS UM SANTO E FELIZ NATAL, extensivo a familiares e amigos. Abraço-vos com carinho e fraternidade...

    ResponderEliminar
  17. Gostei imenso desta publicação e das referências que fizeste. É certo que agora as histórias de amor parecem mais "fracas" e mais escassas, mas ainda acredito firmemente nele. Amor é algo tão cheio, tão incrível e tão especial, felizes os que o sentem :)

    ResponderEliminar
  18. O amor parece sempre mais "romântico" na boca dos poetas.Na realidade...é eterno enquanto dura...
    Votos de um feliz Natal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Querida Sandra
    Este ano foi ímpar na minha vida, pois me foi dada a oportunidade de conviver com uma pessoa maravilhosa e especial como você. Estreitar os laços afetivos foi a maior dádiva que eu recebi de Deus. Quero em 2019 intensificar a nossa sólida amizade. Desejo que este natal seja pleno de amor, harmonia e fraternidade para você e sua família. Boas festas! E que o seu natal seja pleno de luz e amor. E o Papai Noel lhe traga lindos presentes.
    Um carinhoso abraço e beijinhos no coração

    ResponderEliminar
  20. "Que os sinos natalícios anunciem as boas novas e te tragam um natal abençoado."

    Boas Festas Natalinas, querida amiga Sandra!
    O Amor eterno existe sim e eu O vivo...
    Seu 💙 é grande e só cabe Amor.
    Tenha dias natalinos felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    ⚘🌷🌺🌹🎈🎁

    ResponderEliminar
  21. Um santo e feliz Natal para ti!
    Muitos beijinhos no teu coração *
    Bem-Me-Quer🌼

    ResponderEliminar
  22. Bela homenagem, Sandra; não apenas aos poetas, mas, principalmente, ao Amor, que faz de cada dia um dia de Natal. Feliz Natal, amiga. Que seja de paz e harmonia, junto àqueles que você ama, e se prolongue em nossos corações durante todos os dias do novo ano!

    ResponderEliminar
  23. Para si amiga Sandra e para sua família, com saúde, paz, amor e alegria desejo Feliz Natal.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. O teu texto é a poesia
    Pura, cantando o amor!
    Ou é amor! Se o não for,
    É Deus que se substancia

    Em forma de luz, por via
    Do nobre e imenso fulgor
    Da tua luz ao dispor
    Tal prosa que o alumia.

    Alumia e incendeia
    Esse amor de tua veia
    Poética, querida Sandra!

    Tua prosa é uma ventania
    Que a poesia irradia,
    Feita a uma brisa malandra!

    Feliz Natal! Abraço! Parabéns por tão belo texto! Laerte.

    ResponderEliminar
  25. Hei-de voltar sem pressa para me estender e ler com vagar.
    Por agora vai o desejo expresso em votos de Festas Felizes
    e um Ano Novo em folha limpinho de confusões e poluições.
    Palavra!

    ResponderEliminar
  26. Passando nesta noite tão especial desejando-lhe santo e Feliz Natal e próspero 2019.
    Beijinhos e obrigada pelo carinho no meu Blogue.
    Ailime
    (Voltarei para ler o seu artigo).

    ResponderEliminar
  27. Oi Cinderela,

    Está com uma fortaleza de poetas na sua mente.
    Parabéns pelo bom gosto e pela linda postagem
    Lindo Natal
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  28. Agradeço e retribuo os votos endereçados. Bj.

    ResponderEliminar
  29. Feliz Natal, minha querida! Espero que esteja a ser uma quadra mágica ❤

    ResponderEliminar
  30. É só para deixar um beijo e desejar-te um óptimo e Feliz Natal!
    😘

    ResponderEliminar
  31. lá, amiga (pena que não sei o seu nome)!
    Desejo a você e à sua família um FELIZ NATAL
    e um ANO NOVO de sucesso, amor e paz.
    E também com belas reportagens, belas como esta.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  32. Que tenhamos todos muito amor.
    Feliz Natal fofinha e muitos beijinhos ❤️

    ResponderEliminar
  33. obrigado :)

    o texto está lindíssimo!

    NEW REVIEW POST | YVES ROCHER, MOISTURIZING NUDE FOUNDATION.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  34. Obrigado pelas palavras, e saiba que eu desejo o mesmo para ti! E que boas energias te acompanhem pelos teus caminhos. Abraços! :)

    ResponderEliminar
  35. Querida
    Desejo que sue Natal
    tenha sido tão criativo e
    cheio de coisas/informações/sentimentos
    bons como este seu texto que acabo de ler.
    Bjins
    CatiahoAlc. do Blog Espelhando

    ResponderEliminar
  36. Tive oportunidade de ler e comentar lá.
    Espero que o seu Natal tenha sido mágico, e que o resto do ano seja de grande alegria.
    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Feliz Ano Novo! Que este seja um ano com saúde, sucesso e prosperidade!
    AG

    ResponderEliminar
  38. Uma bela homenagem!
    Votos de um ótimo 2019 com muitas alegrias.

    ResponderEliminar
  39. https://poemasdaminhalma.blogspot.com/
    Olá!
    Passei por aqui e encontro esta maravilhosa homenagem, aos poetas de antes e aos atuais. Gostei imenso e achei interessante.
    Continuação de festas de Ano Novo.
    Beijinho de Paz e Luz.
    Luisa

    ResponderEliminar
  40. Pessoalmente adorei receber-te no meu blog e adorei o teu texto, porque ele resumo muitas das coisas que eu penso sobre o assunto!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  41. Ainda guardo cartas de amor que recebi de antigos namorados.
    Hoje em dia, até o amor é descartável.

    ResponderEliminar
  42. Olá Sandra querida

    Temos que resgatar tudo que nos faz bem, que tira nossos pés do chão e com certeza o amor é o sentimento que mais vale a pena ser resgatado...

    Desejo que 2019 traga muitas coisas lindas em sua vida.

    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  43. olá Sandra:
    vim conhecer seu blog e achei muito lindo tudo por aqui !
    sua reflexão é muito importante, pois muitas pessoas acreditam no verdadeiro amor e eterno.
    Mas estamos vivendo um mundo onde tudo é banal e passageiro e nosso coração não pede isso.
    Amor verdadeiro existe e é eterno.
    Que cada um possa encontrar o seu.
    Grande abraço e um feliz 2019.
    Eliane
    :o)
    https://elianeapkroker.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita