Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

12 de novembro de 2018

#4 * 700Kms de Paisagem e História


Há quem viaje para se afastar. Eu viajo para procurar, descobrir, aprender, para ser surpreendida, maravilhada, para me encontrar comigo própria. O Mundo é o livro mais antigo e valioso que existe, a cada viagem que faço, desvendo páginas novas de biliões de histórias que jamais conheceria se não estivesse lá, se não fosse, lá, onde elas aconteceram.

Foram 700Kms nesse fim de semana. 376 no sábado e 324 no domingo, não havia muito tempo, mas mesmo assim tentámos e aproveitámos ao máximo, fizesse sol ou fizesse chuva.

Acordámos às 5h no sábado para nos encontrarmos todos às 6h30 e às 7h saímos do Porto ligeirinhos até à Régua, onde chegámos antes das 8h para tomar o pequeno-almoço. Daí seguimos sempre pela N222, considerada a melhor estrada do Mundo, desde o Peso da Régua até ao Pinhão e uma das mais bonitas também. Com 93 curvas em 27km, foi apelidada, por alguns, de “Route 66” portuguesa. (Uma fórmula matemática provou que esta estrada é a melhor para conduzir, tendo em conta o comprimento das retas e o raio das curvas.)

Seguimos a N222 até Foz Côa. As paisagens são qualquer coisa de inexplicável. Sente-se a natureza duma forma muito mais intensa.
Visitámos vários sítios diferentes durante os dois dias, cada um deles mais belo que o outro. Foi um passeio fantástico, daqueles que não queremos que acabem, com amigos chegados, cheio de gargalhadas, daquelas que fazem doer os maxilares, e paisagens avassaladoras. Uma das melhores que fiz até hoje!
Deixo-vos com algumas fotos. Mas nada como ir lá, para ver mesmo a 360º, para sentir, para respirar.




Castelo de Numão

Não estava nos planos, encontrámo-lo devido a um engano no caminho e foi uma bela surpresa. As vistas, o sossego, as muralhas do Castelo, vale a pena conhecer.









Ruínas do Prazo

Descobri-as no Blogue Olhar d' Ouro.
Foi bastante interessante, estar em contacto com tantas idades da História diferentes, conhecer e descobrir mais sobre todos aqueles que povoaram o mesmo território que nós, um dia. "Profanámos" alguns túmulos, que ainda questionámos se seriam realmente túmulos ou bebedouros dado a sua pequenez e estreiteza. Gostei muito das ruínas e de todo o cenário do vale.
 




Saucelle (Miradouro do Salto)

O que parecia ser um caminho curto, afinal foi um caminho longo devido à enorme quantidade de curvas, mas valeu bem a pena. Atravessando Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta fomos dar a Saucelle e subimos até ao Miradouro do Salto onde as vistas são estrondosas.











E dali voltamos para Foz Côa, pela N325, para ser um caminho diferente. A noite foi passada na Quinta do Chão d'Ordem em Muxagata, um sítio fantástico, dona e funcionária super simpáticas, prestáveis, e um pequeno-almoço de rei, muitos animais, piscina, paisagens lindas....




Chegado o segundo dia, só rezávamos que não chovesse, mas choveu um bocadinho e mais um bocadinho, mas até deu para rir :)
Miradouro de São Gabriel

Saímos de Muxagata em direção a Foz Côa para ir até Castelo Rodrigo. A meio desviamos para o Miradouro de São Gabriel de onde a vista tem 360º e é avassaladora. Ali sim, ouvimos o silêncio.




Castelo Rodrigo

Uma aldeia no topo de uma colina, lindíssima, de tons alaranjados.
"O território de Riba-Côa foi ocupado desde tempos remotos, havendo vestígios paleolíticos, megalíticos, da cultura castreja, romanos e árabes (...) Conquistada aos Árabes no séc. XI e dependente do Reino de Leão, foi vila elevada a concelho por Afonso IX, integrando definitivamente o território português a 12 de Setembro de 1297, pelo Tratado de Alcanizes - assinado por D. Dinis, que confirmou o seu Foral em Trancoso e mandou repovoar e reconstruir o Castelo, ação repetida por D. Fernando I em 1373. (...) Castelo Rodrigo está rodeado por uma cintura amuralhada inicialmente composta por 13 torreões (à semelhança de Ávila). Pelas suas ruas encontram-se casas interessantes, umas manuelinas, outras construções árabes, como a casa nº 32, com inscrição e uma carranca, para além da cisterna, de 13m de fundo, com uma porta em arco de ferradura e outra ogival. (...) O pelourinho manuelino - de gaiola e grandes dimensões, atesta o poder municipal, regulamentado pelo foral novo de 1508, altura em que D. Manuel, o Rei Venturoso, mandou repovoar a vila e refazer o castelo. (...) Ainda nas lutas contra Espanha, a vila sofreu em 1664 o cerco do Duque de Ossuna, tendo a sua guarnição de 150 homens resistido heroicamente até à chegada de reforços, travando-se a batalha da Salgadela, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar. Após as Guerras da Restauração, a 25 de Junho de 1836, por Carta Régia de D. Maria II, a sede de concelho foi transferida para Figueira de Castelo Rodrigo. Historicamente, nenhuma povoação raiana exerceu por tão longo período um lugar tão relevante nas relações Luso-Castelhanas e na defesa do território português."




Reserva da Faia Brava

Depois do almoço e algumas chuvadas seguimos para a nossa última passagem, já conhecida, mas impossível de ignorar, Marialva. Seguindo por uma estrada totalmente desconhecida, acabamos por ir dar a um sítio maravilhoso, toda a paisagem era de cortar a respiração, só quero lá voltar com tempo para conhecer cada pedaço daquele sítio. Fiquei totalmente rendida e sem palavras.
Reserva Faia Brava











Castelo de Marialva

E, depois daqueles quilómetros surpreendentes, cheios de fauna e de flora, protegidos e privilegiados, chegámos a Marialva, entre o sol e a chuva, com direito a arco-íris, e fomos visitar mais uma vez o Castelo, como se fosse a primeira vez.
  #2 Marialva









Espero que tenham gostado!



27 comentários:

  1. Um exemplo perfeito do célebre vá para fora cá dentro.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Un articolo vitale e interessante, corredato di splendide foto
    Un caro saluto,silvia

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de viagem essa... Lindas fotos e aproveitar cada momento dessas viagens pra aprender e aprender...Vale sempre! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Que lugares lindos, natureza esplêndida!
    Vale sempre viajar para conhecer novos lugares, voltar nesses tantas vezes quanto preciso para sentir pra valer o que é viver!
    Amo isso de conhecer, acabei de chegar de uma viagem linda pela sexta vez, meu Brasil é riquíssimo também em questões de natureza esplendorosa, Manaus com o esplendor da selva que a rodeia e os belos rios!
    Propagando para quem sabe, já que gostas de viajar, possa vir se ainda não veio, nos visitar!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra. Maravilhoso passeio não é?
    Não chegaste a ir ao Penedo Durão? É uma vista deslumbrante, bem lá no alto da barragem de Salto...
    Há muitos anos que não vou a Castelo Rodrigo, pelo que vi nas tuas fotos, está tudo muito bem cuidado...
    Tenho umas imagens do Castelo de Numão da última vez que lá estive e ainda nem as publiquei... são tantas que muitas ou entram mais tarde ou ficam nos arquivos.
    Gostei muito da partilha que fizeste aqui. É obra a N222 e outras que tais por esse Douro, mas vale a pena sem dúvida.

    Em especial saltou-me à vista esta tua frase: "Eu viajo para procurar, descobrir, aprender, para ser surpreendida, maravilhada, para me encontrar comigo própria. O Mundo é o livro mais antigo e valioso que existe, a cada viagem que faço, desvendo páginas novas de biliões de histórias que jamais conheceria se não estivesse lá, se não fosse, lá, onde elas aconteceram".

    Amei, um encanto de palavras que no fundo vai de encontro ao meu modo de viver.

    Este domingo foi de muita chuva...

    Boa semana.
    Beijinho.

    Rui
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  6. Fantásticas fotografias dez um passeio muito belo. Gosto de saber que viaja para descobrir, aprender, para ser surpreendida, maravilhada, para se encontrar consigo própria. Que maravilha!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Olá, como vai? Viajar expande a alma, amplia os horizontes dos pensamentos, quem viaja sempre adquire mais conhecimento através daquilo que vê e conhece, reconhece, porque nossa casa é o mundo inteiro, e quem se dá conta disso não se limita, livra-se de preconceitos, inclusive. As imagens estão lindas, uma mais bonita do que a outra, deu vontade de pular para dentro dessas fotografias. Um beijo!

    ResponderEliminar
  8. Belas fotos e maravilhoso esse passeio.
    Reconheci vários locais.
    Também adoro viajar precisamente para aprender e ser surpreendida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma reportagem escrita e fotográfica excelente!! Amei!!

    És o meu porto seguro...
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  10. Bela viagem, relamente; bem o atestam as fotos! Quanto coisa linda existe em Portugal! Obrigado por partilhar, boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Uma bela viagem muito bem documentada.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Que lugares maravilhosos! De facto, não há nada como ir e explorar. Respirar toda aquele ambiente e perdemo-nos nos infinitos detalhes. São passeios como este que me enchem as medidas *-*

    ResponderEliminar
  13. Quase Cinderela às vezes fico sem percber porque motivo vamos para o estrangeiro, quando aqui no nosso quintal temos paisagens e sítios maravilhosos para visitar como estes que nos mostras nesta excelente colecção fotográfica !

    ResponderEliminar
  14. Uma grande foto-reportagem desses lugares únicos no nosso pais
    Impressionante esse passeio
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Ao longo do teu Caminho...!!!

    ResponderEliminar
  15. Que belíssimo passeio, amiga. Obrigada por esta reportagem que nos permitiu viajar consigo por lugares encantados.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  16. As fotos são maravilhosas. Uma postagem lindamente construída.
    Gostei muito.Fiz uma bela viagem consigo.
    Um beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  17. Foi um final de semana intenso e bem vívido. As fotos falam por si. Que espetáculo! Eu também penso assim.Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Amiga, só hoje pude responder, tenho tido o meu computador no "estaleiro" e as mensagens acumularam-se.
    Mais uma vez nos brindou com belíssimas fotos acompanhadas de um texto, muito bem escrito e explícito, como sempre. Bjs e mais uma vez obrigada

    ResponderEliminar
  19. Uma lição de história. No presente falando do passado. Numa viagem de carro da Régua até ao Pinhão, pelas curvas dessa estrada que diz serem muitas. Muitas também são as imagens expostas, as quais fazem arregalar os olhos.

    Tenha um boa tarde amiga Sandra. Continuação de boa semana.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Não há mesmo nada como ir viajando e explorando por aí, há tanto sítio lindo à espera e prova disso são estas fotos. Que passeio incrível, que paisagens maravilhosas!!!
    O nosso Portugal é só MARAVILHOSO :)

    ResponderEliminar
  21. Obrigado por este passeio maravilhoso, excelente reportagem, lindas fotografias.
    O nosso país tem lugares espectaculares.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  22. Que paisagens lindas! Acho ótima essa atitude de viajar com um sentido de descoberta, é muito mais enriquecedor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Belíssimo!
    Quão maravilhoso é o nosso pedacinho de mundo debaixo do céu!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Paisagens de cortar a respiração! :) Já estive em Castelo Rodrigo e tenho que concordar que é lindo. Andaram muito mas para ver tão lindas paisagens bem que vale a pena! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  25. Um passeio fantástico! Super grata, por teres partilhado, este percurso tão incrivelmente rico, com todos nós!...
    Adorei passear através dos teus olhares! As imagens estão incríveis!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Vou confirmar o que disse o Ulisses: dá vontade de pular pra dentro dessas fotos. São imagens maravilhosas!!!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita