Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

17 de novembro de 2020

Volta para Mim - II

Ler também: Capítulo I
 


“Nem todas as guerras do Mundo são para confrontar o inimigo, às vezes temos que nos enfrentar a nós próprios, à verdade dentro de nós, perceber se queremos ganhar ou perder essa guerra, para, finalmente, voltarmos a ter paz”

S.R.

 

Mas não conseguiu olhar e voltou a fechar… Que mais precisava ela para ter coragem? Era tão difícil explicar a quem nunca sentiu o mesmo, como era deitar-se todos os dias na cama e chorar até adormecer, sozinha, sem ele, sem uma verdadeira despedida, um último abraço, um último beijo. Se o amor eterno era assim, doía demais…

Deitou-se agarrada à caixa, como se ali estivesse a última palavra dele, o último abraço, o último beijo, como se pudesse prolongar aquela sensação. Pelo menos mais uns minutos… Pelo menos mais uns minutos a acreditar que ele podia estar vivo, em algum lado, a pensar nela, à espera dela…

Fechou os olhos, as lágrimas corriam, como nascentes a inundar caudais de rios atormentados há anos, até àquele mar onde tudo continuava igual… Sem um porto seguro para se aconchegar, apenas uma âncora a puxá-la para o fundo das águas escuras, iluminadas apenas por segundos pelos relâmpagos que caíam, e ondas tortuosas que a faziam girar e girar, sem a deixarem encontrar um caminho seguro, sem a deixarem seguir em frente…

Uns minutos depois, as lágrimas pararam e sentia o peito mais leve, sentou-se, limpou as lágrimas e, sem pensar duas vezes, levantou a tampa com a árvore esculpida.

Assim que a tampa abriu, ela ficou sem palavras, sem ar para emitir qualquer tipo de som, incapaz de fazer vibrar qualquer corda vocal… A caixa tinha sido esculpida por ele… Agora ela percebia a árvore na tampa, ao ver no interior a mesma frase que no bilhete… ”Aconteça o que acontecer, o que nos une é eterno”, ali esculpida… A árvore na tampa, era igual à que estava no jardim dela há centenas de anos… A mesma onde um dia ela se escondeu dele, e ele apareceu de repente, sem sorrir, com aquele olhar sério nos olhos dela que a deixou sem fôlego, a encostou devagar contra o tronco, e a beijou, pela primeira vez…

Ele tinha feito uma caixa para ela… Mas quando? E porque lha davam agora?

As respostas difíceis talvez estivessem lá dentro… Havia uma pulseira em cima dum papel branco. Ela pegou na pulseira e enfiou-a no pulso, tinha minúsculas flores azuis secas e pequeninos búzios entrançados num fio, de onde seria? Teria algum significado?... Pegou no papel branco e virou-o, era uma foto…

Ao ver aquela foto sentiu um aperto no peito, aquela imagem era intensa demais… Era a primeira vez que via uma foto deles, juntos. Estavam no alpendre da casa dele, o Pipo ainda bebé, no meio deles ao colo.

Lembrava-se tão bem daquele dia, agora a memória ainda mais viva com aquela foto, parecia ontem… O pai a entrar em casa de cão ao colo, ela incrédula pegou naquela bolinha de pêlo, abraçou o pai e saiu a correr feliz para a casa dele, só duas casas ao lado, para lho mostrar, até escolheram o nome juntos, Pipo, em honra à enorme barriga redondinha. Só agora se recordava do pai dele tirar-lhes uma foto... Se soubesse que três anos depois ele seria chamado… Talvez pudesse ter impedido…

O Pipo, estava deitado ao lado dela no sofá a observá-la como se lhe pudesse ler os pensamentos, estava quase a fazer uma década desde a foto dos três. Será que o Pipo ainda se lembrava dele? Não o via há seis anos, mas dizem que os cães nunca se esquecem… Como ela gostaria de saber…

No fundo da caixa havia uma carta. Pousou a foto à frente, na mesinha, e pegou na carta, como se pesasse toneladas. Agarrou-a com as mãos trémulas e abriu-a, datava de há dois anos já...:

 

Minha querida, minha adorada, amor da minha vida:

Não imaginas o que aconteceu. Quando tudo parecia estar a acabar finalmente e eu já contava os minutos para te voltar a ver, agarrar a tua mão, beijar-te… Fizeram-nos uma emboscada de noite e fomos apanhados. Somos prisioneiros de guerra há três anos e só hoje consegui uma caneta. Deves pensar que morri, e sem ti é como se estivesse morto… penso em ti todos os minutos, quem me dera poder fugir e ir ter contigo. Tenho medo que tenhas desistido de mim…

Não sei o que me irá acontecer aqui. Gostava de fugir mas se fugisse era certo que nunca mais te voltaria a ver… Eles não perdoam… Espero que me perdoes. Tinha esperança que o nosso País conseguisse um acordo e nos viesse buscar. Mas já passaram 3 anos… Eles não estão a cumprir a Convenção de Genebra e fazem tudo para conseguirem informações, torturam e já mataram alguns colegas meus….

Como temos que fazer tudo o que mandam, principalmente construção, guardei alguns pedaços de madeira e fiz uma caixa para ti com a faca que uso para comer.

Guardo a nossa foto comigo, os meus pais deram-ma no dia que vim para cá, mas aqui não é seguro tê-la comigo e guardei-a na caixa, debaixo do chão… A pulseira, achei que era feita para ti, adoras a Natureza e o mar… Espero dar-ta um dia. São crianças que as fazem junto às praias, pedi essa para ti, e a menina, talvez de seis anos deu-ma com um enorme sorriso, eu dei-lhe todas as bolachas que tinha no bolso.

Aqui as crianças fazem passam fome… A guerra destrói tudo, incluindo as pessoas, as famílias… É horrível…

Pergunto-me todos os dias como estará o Pipo, os meus pais, os teus pais? E como estarás tu?... Quero tanto que estejas bem…

Espero voltar a ver-te um dia, nem que seja na próxima vida, ou em todas elas, o meu coração será eternamente teu. A cada segundo és só tu que me fazes aguentar este pesadelo. O teu sorriso é a minha força.

Não posso escrever mais. Não tenho mais papel…

Teu eternamente

P.S. - Cuida dessa árvore da caixa, da mesma forma fazias com a nossa árvore, quando queríamos manter os nossos segredos seguros.

 

(Continua...)

 

S.R.

29 comentários:

  1. Boa noite de paz e saúde,querida amiga Sandra!
    Ter um sorriso com um talismã é uma benção.
    História interessante.
    Toda história de Amor é um clássico.
    Dei o nome a um livro meu assim .
    O amor é lindo demais.
    Vamos acompanhando...
    Adoro histórias de Amor.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhso e fraterno

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ler os dois capítulos. Uma história emocionante que me toca fundo porque o meu marido sempre foi militar e vivemos até ao 25 de Abril uma guerra em que muitas vezes escasseavam as notícias e o coração estava sempre em sobressalto. Publiquei um livro com uma história baseada num jovem que desapareceu numa emboscada, foi dado por morto, mas foi recolhido por um chefe indígena que o tratou Esteve muito tempo desaparecido por ter perdido a memória, enfim não tem nada a ver com a sua história a não ser a guerra e os seus males.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Seu texto é de leitura muito agradável. O amor é foco principal, independente da guerra e de seus lamentáveis estragos. Gostei muito! Bjs.

    ResponderEliminar
  4. um texto que abre margens para muitas possibilidades de sentimentos!
    um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Texto que nos traz a evocação de dramas e separações, com o amor a pontuar todos os
    parágrafos.

    Gostei muito, Sandra.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Você escreve muito bem, passa muita emoção. Personagens vivos!

    ResponderEliminar
  7. Um texto emocionante que gostei muito de ler.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Uma linguagem viva , com um enredo cativante , romântico; uma narrativa bem alicerçada .
    Uma história que convida à curiosidade
    Esperemos o que nós reserva
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Voltei o primeiro capítulo e li num fôlego só _ gostei muito muito.
    Tipo Cinderela tal o nome delicioso da sua página.
    Em tempos tão sombrios ter uma leitura de um amor que nenhuma guerra e distancia pode apagar deixou minha manhã de sábado bem sentimental .
    Obrigada pela gentileza da visita e comentário.
    Bons dias .

    ResponderEliminar
  10. Que história emocionante!
    Estou torcendo para que possam, algum dia, se reencontrar.
    Adorei ler!
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderEliminar
  11. Estive a ler os capitulos anteriores e tocaram-me fundo, pois sofri com essa guerra, não como tantos outros que perderam os seus filhos, mas sempre " com o coração nas mãos " por ter lá o meu único irmão e também aquele que hoje é meu marido Essa guerra não era deles e também não era daqueles pobres soldados considerados " inimigos ". Estavam ali obrigados e, forçados, tinham também de matar, acto que levou muitos a problemas psiquicos até hoje. Mas, é assim com todas as guerras; quem as ordena não vai para o " campo de batalha " e, pprtanto, nada lhes custa. Um beijinho, Amiga e espero que estejam todos bem de SAÚDE. Estamos a enfrentar uma guerra, infelizmente sem armas que consigam combatê-la.
    Emilia

    ResponderEliminar
  12. Um amor forte, intenso...apesar da saudade, da separação.... e duma guerra brutal...
    Gostei muito...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços~
    Marta

    ResponderEliminar
  13. Nada separa um grande amor. Fantasticamente bela a tua história, aliás como outras que aqui tens postado.
    Sem querer fazer analogias, comparações e tirar conclusões, acho que tu já viveste um amor muito grande e verdadeiro.

    Beijos e continua a amar!

    ResponderEliminar
  14. Olá, Sandra, excelente conto como outros que li aqui. Amor, amiga, é o maior presente que podemos ter, mas temos de ter em mente que amor é também sofrer, mas sabendo, e com a esperança de que tudo passa e seguimos a vida, assim é o amor, com essa compreensão.
    Grande beijo, aguardo por aqui o desenrolar.

    ResponderEliminar
  15. Sem dúvida que as guerras interiores que enfrentamos, são também dolorosas... e nem sempre encontramos finalmente a paz. São guerras intermináveis, mas compete a nós essa decisão de ganhar ou perder...
    Estou a gostar. Aguardo novos capítulos.
    Tudo de bom.
    :)

    ResponderEliminar
  16. Ainda há uma esperança, que é a última que morre.
    Estou a gostar.

    Bom domingo!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Magnífico este texto, tanto pela narrativa, como pela emoção que nos envolve. Fico curiosa à espera da continuação.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. La guerra, saca lo pero del ser humano y sólo el fin que persigue es la destrucción.

    Es dificíl tener un mundo de Paz si en el interior del corazón , no hay buena voluntad en ello.

    Que tengas un bonito día, que llene tu corazón de una gran paz.

    Besos

    ResponderEliminar
  19. A beleza e emotividade das palavras continuam. Aguardo com expectativa o final da história. Real ou fictícia,a história consegue dr forma eficaz cativar o leitor até ao último parágrafo m. Aliás, a delicadeza e fluidez das palavras envolvem o leitor de tal forma, que o leitor encarna as personagens. Tal como diz no primeiro capítulo, por esse mundo fora haverá histórias iguais a esta. Seja qual for a guerra que separe as duas almas amantes, desejo que no fim da história essa guerra junte as duas pessoas num amor eterno nesta e noutras vidas. Mais uma vez parabéns pelas lindas palavras, e pela mestria com que escreves sobre o Amor. Aguardo o resto da história

    ResponderEliminar
  20. Li os dois capítulos de seguida e gostei da história (que é impressionante) e da narrativa (magnífica).
    Fico à espera do próximo episódio...
    Continuação de boa semana, querida amiga Sandra.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  21. Adorei sua História, se for fazer um livro será um clássico, tamanha é a sua sensibilidade em narrar com tanta destreza.
    Parabéns amiga
    Vá em em frente, pois vejo um lindo futuro para você.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  22. Fui ler o capítulo anterior, o I, que ainda não tinha lido, e estou a gostar imenso.
    O tema toca-me particularmente. "Fiz" duas guerras "coloniais", por isso entendo bem os sentimentos que transparecem das suas palavras.
    Continuarei a acompanhar.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  23. Maravilhosa e tocante narrativa, que muito me sensibilizou!...
    Estou a adorar esta história, que já me deixou de lágrima no canto do olho!...
    Já aguardando com expectativa o próximo capitulo!...
    Um beijinho! Bom fim de semana, para ti e os teus!
    Ana

    ResponderEliminar
  24. Estou de regresso, Sandra.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  25. Ah, querida romancista,
    Tu escreves muito bem!
    Sandra, os teus textos têm
    O talento de uma artista
    Posto ao papel e a vista
    Do leitor que se deleita
    Com essa leitura eleita
    Como peça excelente,
    Visto que nossa alma sente
    A beleza a ela afeita!

    Parabéns! Abraço cordial! Laerte.


    ResponderEliminar
  26. Adorei o blog. Já procurei a primeira parte e agora esperando o resto. bjs

    ResponderEliminar
  27. Olá Sandra.
    É tão bom voltar aqui!
    Belas palavras com sempre. Adorei!
    Aguardo com expetativa a continuação.
    Beijo

    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar
  28. Sigue emocionante el relato y como en las buenas series de tv, esperamos con ansiedad el próximo capítulo.

    Besos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita