Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

22 de outubro de 2020

Volta para mim - I



Esta não é uma história de ficção como as outras,

porque em algum lugar do Mundo, ela realmente aconteceu.

S.R.

 

Eram amigos desde os 12 anos. Desde que se conheceram na mesma turma. Amigos daqueles que brincam juntos o dia todo, na escola, em casa, na rua. Sabiam os segredos um do outro. Tinham sempre histórias para contar. Cresceram juntos, e, quando se tornaram adolescentes, um sentimento forte começou a despontar no coração deles, emoções que não sabiam explicar.

Os corações palpitavam sempre que se aproximavam, os olhos brilhavam quando se cruzavam, havia momentos em que ficavam presos no olhar do outro, momentos em que o tempo parecia parar… À volta deles apenas a imensidão do espaço, o silêncio e o clarão que deles emergia.

As brincadeiras mudaram, as conversas tornaram-se mais sérias, e agora, não estavam limitados aos jardins das casas deles. Passeavam à beira-mar, caminhavam pelo parque, escondiam-se atrás das árvores, íam juntos à biblioteca, liam deitados no jardim, corriam pela praia ao fim da tarde, ouviam música na areia durante o pôr-do-sol, tocavam, cantavam, riam, e tinham o hábito de escrever bilhetes um ao outro e escondê-los para o outro encontrar.

Sem dizerem um ao outro o que sentiam, eles sabiam-no, seria impossível escondê-lo mais tempo, havia um campo magnético à volta dos dois, uma força que os impelia a tocar no outro, a abraçarem-se…

Numa tarde, quando ela se escondia dele no jardim, rindo baixinho, o coração começou a bater mais forte, sentia a respiração a acelerar enquanto tentava não rir alto, e não era por ter corrido, mas porque sabia que a qualquer momento ele ia aparecer de repente, ia surpreendê-la, as mãos dele iam tocar nela, os olhos dele iam estar perto dos dela, o mundo ia girar alguns segundos na cabeça dela, o peito ia estalar como chamas a crepitar, e foi verdade, só que o que ela não adivinhava é que ele a agarraria ali e a beijaria, mesmo ali, atrás da árvore, uma árvore muito especial, uma árvore antiga, muito antiga. Foi ali que deram o primeiro beijo, um sítio que se tornaria intemporal para eles.

Não podiam estar mais felizes, eram perfeitos um para outro, o primeiro amor não tem queixas, não vê condições, é puro, leal, brilhante. Foram semanas incríveis. Mas para tudo parece haver sempre um tempo, e o destino decidiu afastá-los. Dum dia para o outro, ele foi obrigado a ir para a guerra, longe de casa, uma guerra que não era dele, nem de ninguém que a combatia. Mas, apesar disso, ela acreditava que havia uma razão para tudo, que o destino deles estava timbrado nas estrelas, e havia um plano para ficarem juntos para sempre.

Quando se despediram, ele deu-lhe um beijo longo e intenso, e colocou-lhe um bilhete na mão. Os olhos de ambos brilhavam como cristal líquido. Enquanto ele desaparecia ela acenava adeus com o coração rasgado ao meio… Já não se sentia inteira… Nunca mais se voltaria a sentir inteira se ele não voltasse… Quando ele desapareceu ela olhou para a mão e abriu o bilhete.

 

Aconteça o que acontecer, o que nos une é eterno.

 

Ela guardou o bilhete como se fosse um pedaço de vida onde se poderia agarrar enquanto estaria longe dele.

Durante meses trocaram cartas. Algumas demoravam mais, algumas ficavam sem resposta. Mas um dia elas pararam de chegar…

O que ela mais temia estava a acontecer. Passaram meses… Meses de silêncio. Os pais dele deixaram de ter notícias também, não havia mais postais, cartas ou telegramas. Não sabiam dele. Como sobrevive o coração duma mãe e dum pai quando um filho desaparece no meio duma guerra, distante, noutro país, sem sequer o poderem procurar? Como poderia alguém ter o direito de arrancar o filho aos pais e levá-lo para uma guerra? Obrigá-lo a usar armas que ele nunca vira ou tocara, usá-lo como um objecto bélico para atingir uma vitória com fins que nada diziam à dignidade e à honra.

Seis anos depois, ninguém sabia se estava vivo ou onde estaria… Ninguém sabia…

O peito dela doía, chorava todas as noites, se houvesse ao menos uma estrela no céu que brilhasse naquele momento para lhe dizer se ele estava ali a olhar para ela… Mas nem um sinal… Como poderia suportar tantos anos à espera duma resposta?… O bilhete que ele lhe deu no dia em que partiu, tinha as marcas dos anos nos vincos, algumas letras já não se liam bem, mas era a única coisa que ela tinha dele, que lhe devolvia a memória doce e intensa do beijo que ele lhe deu quando lhe pôs o bilhete na mão.

Tinham passado seis anos sem notícias, não parecia possível ele voltar mas ela não conseguia largar a esperança.

Um dia os pais dele bateram-lhe à porta. Ela ficou surpreendida, a mãe dele abraçou-a, choraram as duas dentro daquele abraço, era óbvio que a dor estava ali, tão forte como nos primeiros dias.

Não conseguiram falar, as palavras doíam… Entregaram-lhe uma caixa de madeira com uma árvore esculpida na parte superior e partiram. Ela ficou na porta, com a caixa nas mãos, a vê-los seguir, sem coragem de lhes perguntar o que havia lá dentro, de quem era...

O coração batia acelerado, o medo de abrir aquela caixa impedia-a de parar de tremer. Seria a resposta que esperava há seis anos? Seriam notícias dele? Não a queria abrir… Mas queria saber… Respirou fundo. Olhou bem para a caixa, passou a mão na árvore esculpida na tampa e, como se isso pudesse amenizar o seu coração, abriu-a devagar...

(Ler:  Capítulo II )

S.R.

32 comentários:

  1. Linda história bem escrita, bordada de amor! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Como esta bonita história me tocou, Sandra; tenho uma idêntica em que reencontrei um amor anos depois e, de novo, senti todas as emoções vividas que estavam guardadas no meu coração e não esquecidas, como em quaisquer casos em que o sentimento é eterno. Um beijinho enorme e fico ansiosamente à espera da continuação desta bela história. Mais uma vez a felicito pela sua escrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ❤️ Que maravilhosa e mágica a sua história, o amor é mesmo assim.
      Beijinho 🌈

      Eliminar
  3. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Site da Ayla Soares

    ResponderEliminar
  4. Pode ter acontecido em qualquer lado do mundo, mas assim contada fico ansiosamente à espera de saber o que aconteceu a esse amor eterno...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Que história linda!!!
    O que havia dentro da caixa???
    Fiquei curiosa!
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Verena ❤️ Já vai saber :) Espero que goste.
      Beijinho grande 🌈

      Eliminar
  6. Da brincadeira na escola transformada em amizade, da qual nasceu um grande. Separados pela guerra. Passados seis anos, qual será o conteúda caixa?

    Também a guerra colonial, entre Portugal e os pais colonizados, muitos jovens foram obrigados a partir para, uns voltaram outros não.

    Gostei de ler amiga Sandra Reis, tenha uma boa noite. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ah, Sandra misteriosa!...
    Essa caixa, o que contém?
    Deve ser algo do além
    Que além do mistério, goza
    De divinal e assombrosa
    Surpresa. Vou arriscar
    Um palpite - sinto um altar
    E enxergo duas crianças
    Levando um par de alianças.
    E essa caixa? Guarda o par?

    Abraço cordial! Parabéns pelo belíssimo texto! Laerte.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste início. O dom de saber contar!

    Boa semana!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Sandra,
    Ja tinha saudades da sua escrita tão bela e cativante.
    Adorei o início desta história que muito promete.
    Muito lindo o amor dos dois.
    Beijinhos e boa semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Sandra,
    Lindo , emocionante e envolvente do início ao fim. Gostei de conhecer sua página e agradeço sua visita ao meu blog. Linkei seu blogç

    Bjss

    ResponderEliminar
  11. Que história linda, Sandra, saudades desse cantinho e dessa contadora de ótimas histórias.
    E vem a continuação e estarei por aqui!
    Beijinho, uma boa semana com muita paz e saúde pra todos nós!
    Cuide-se!

    ResponderEliminar
  12. A paixão pela escrita em todo o seu esplendor. Parabéns 😘

    ResponderEliminar
  13. Que bonito, já tinha saudades de ler os teus textos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Adorei a história, já tinha saudades de te ler. Vou voltar pra ler o próximo capitulo.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  15. Olá!

    Não conhecia o blog.

    É variado e interessante!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite de paz, querida amiga.sandra!
    Li o texto bem escrito e a graciosidade da narração está bonita demais.
    Vou passar ao segundo capítulo que vi ter publicado.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  17. Olá. Retribuindo a visita, deparo-me com um blogue diversificado que muito gostei de conhecer e conferir. Bons textos e temas sem dúvida
    Fiquei seguidor

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Na infância e na adolescência, todas as histórias de amor são contos de fadas sem bruxas nem pedras a atravessarem-se pelo caminho. Mas tal como esta história nos conta, esses percalços começaram a aparecer. E o que diz/guarda a mágica caixa feita de madeira???? Vou ver o que revela o segundo capítulo. Parabéns pelas lindas e comoventes palavras desta parte da história

    ResponderEliminar
  19. Pura emoção!!! Como muito bem nos disseste... em algum lado do mundo, isto de facto aconteceu... e vezes demais, infelizmente!
    Adorei cada palavra! Já não passava por aqui, há um tempito... pelo que comecei a comentar por aqui, para acompanhar a história do inicio!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita