Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

29 de janeiro de 2019

#6 Aldeia de Castelo Mendo

Igreja Santa Maria do Castelo com a Senhora que nos acompanhou neste passeio por Castelo Mendo e nos contou tantas histórias. Foi uma alegria encontrar esta foto dela e poder homenageá-la por ter sido tão querida connosco. (Foto de Aldeias Históricas de Portugal)

Foi numa das minhas "expedições" por Portugal, na qual tracei um caminho por onde pudesse conhecer vários Castelos e histórias, descobri Castelo Mendo.

Quando lá cheguei vi um lugar surpreendente, onde se respira o verdadeiro ar puro e História. Um trajecto cheio de histórias ao longo dos séculos, em cada pedaço e recanto. Com um "quase silêncio" próprio da natureza, uma paz e tranquilidade ao som de apenas folhagem, brisa e aves distantes.

Com características medievais, toda a aldeia está muito bem cuidada. No caminho entre as vielas encontrámos uma senhora com noventa anos, que veio ter connosco, perguntou-nos de onde éramos e disse-nos que tinha vindo uma vez ao Porto quando era nova.

Mostrou-nos a aldeia. Falou-nos da vida dela, antes e agora, estivemos sentados com ela a conversar, talvez uma hora, ao lado da sua pequena e antiga casa toda em pedra já um pouco desgastada, com uma porta pequenina, degraus com tamanhos diferentes e bastante assimétricos.

Contou-nos algumas histórias da aldeia, as lendas das caras nas pedras, o amor impossível que ficou gravado nas pedras para sempre, o Mendo e a Menda; mostrou-nos algumas curiosidades e fez-nos algumas perguntas também. Uma senhora muito simpática, sozinha, viúva, que conta com os vizinhos, os poucos que ainda moram ali, cheia de garra pela vida. Deixou vontade de a visitar novamente um dia.

E começa a "visita" com algumas das fotos que tirei, algumas com legenda :)

No topo da aldeia foi construída a Igreja Santa Maria do Castelo, agora em ruínas. Sentados nos seus degraus, a sentir o vento e a ver paisagem a toda a volta, é uma imagem e uma sensação que nunca mais se esquece.

A aldeia de Castelo Mendo


Porta da Vila, ladeada por dois torrões e por dois Berrões ou Verrascos, esculturas zoomórficas em granito, representando, pela observação dos seus genitais, um macho e uma fêmea de porcos ou javalis. A sua datação decorre entre o séc. XVI e I a.C. e as esculturas estão ligadas possivelmente ao culto da fertilidade do povo Vetão.







Ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, de estilo românico, construída no ano de 1229





Porta do Castelinho. A Sul da cidadela, dava acesso ao núcleo mais antigo do Castelo. Possui características românicas. O castelo aqui edificado (séc. XIII-XIV) apresentava estilo românico e gótico.


O Mendo a sobressair da parede do antigo Domus Municipalis (agora Museu), a uma altura bastante elevada.
Em frente a ele, mas muito mais abaixo, a Menda, esculpida numa pedra, na casa em frente.
A Menda, esculpida numa pedra, na casa em frente ao Mendo


Pelourinho do Séc. XVI, com cerca de 7 metros de altura, um dos maiores da Beira Interior.


Um pouco de História:

Aldeia de características predominantemente medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a Cidadela e a Barbacã. A cidadela de formato oval corresponde ao burgo velho, formado após o foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha dionisiana, foi no passado guarnecida por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755.

Castro Mendi é a designação que consta do documento mais antigo (1202) referente a Castelo Mendo. Apesar do local ter conhecido ocupação desde a Idade do Bronze e mostrar vestígios da presença romana, a estrutura fortificada e o modelo urbanístico caracterizadores de Castelo Mendo, são uma criação medieval concebida para enfrentar as necessidades impostas pela Reconquista Cristã nos séculos XII e XIII: promover o repovoamento dos territórios muçulmanos anexados ao reino português e sustentar as disputas territoriais fronteiriças com os reinos cristãos de Leão e Castela na região de Riba-Côa.

Castelo Mendo foi concelho de fundação medieval, com foral concedido em 1229 por D. Sancho II. A partir do séc. XIV, estabilizada a fronteira com o Tratado de Alcanizes em 1297, Castelo Mendo continuará a integrar a rede de fortificações que defendem a raia beirã até ao século XVII, período que vê surgir as fortificações modernas.

No cimo do cabeço rochoso, dominando a paisagem envolvente, situa-se o Castelo com dois recintos distintos. Dum lado o aglomerado civil em torno da Igreja de Nossa Senhora do Castelo e, do outro, o pólo militar, no ponto mais elevado, onde antes se erguia a Torre de Menagem. Com o crescimento da povoação, o primitivo núcleo, supõe-se que mandado edificar por D. Sancho I ou D. Sancho II, é aumentado com nova cerca no reinado de D. Dinis (fim do séc. XIII). Pela encosta se estendeu a Vila, nela se organizando a vida da população abraçada pelos muros.

Espaço fechado, comunica com o exterior por portas abertas a Norte, Poente e Nascente com acessos reforçados por torres. A Igreja, reguladora dos comportamentos, acompanha os edifícios públicos, símbolos do poder político e da ordem civil: Casa da Câmara e Cadeia e Pelourinho. É também neste espaço privilegiado que as famílias localmente mais consideradas ergueram a sua casa.

Mas as populações que viviam dentro das muralhas dependiam quotidianamente do exterior. Aqui se situavam os campos cultivados e as terras de pastagens. Na devesa encontravam-se as fontes de água, de mergulho e todas datando do séc. XIII/XIV, como as Fontes Nova e Velha, e Estrufa, além do Chafariz remodelado posteriormente.

A aldeia de Castelo Mendo foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1984 e em foi extinta em 2013, devido a reformas administrativas, juntando-se a outras freguesias para passar a fazer parte de uma associação de freguesias...

Saber mais:

30 comentários:

  1. Realmente é um bom lugar para conhecer, confesso que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Já lá vão uns anos quando passei por aí, num final de tarde do mês de Junho...
    Tudo de bom.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Foi mesmo simpático dessa senhora falar convosco e contar-vos algumas histórias. Não conheço essa aldeia, mas parece mágica

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, adorei as fotos! :) E há lá melhor guia que essa, tiveram muita sorte. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Como assim eu ainda não conhecia??? Agora estou em pulgas para visitar, pelas fotografias parece ser um lugar fabuloso!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Já tinha ouvido falar, mas ainda não tive a oportunidade de visitar. Mas sei que seria muito feliz a fazê-lo *-*
    As fotografias estão incríveis e aguçam-me ainda mais a vontade de explorar todos estes recantos!

    ResponderEliminar
  7. Um belíssimo passeio por um sítio onde nunca estive e que a julgar pelas fotos é muito belo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Excelente! Obrigada pela partilha!

    Beijo...Boa noite!

    ResponderEliminar
  9. Gostei do passeio virtual.
    Até porque não conheço in loco.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Preciso conhecer pois nunca visitei! Bj e obrigado pela partilha !!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Sandra,
    quantos detalhes surpreendentes para mim. Também por aqui encontro lugares para mim desconhecidos e que tratarei de colocar na lista a visitar. Isto é mais uma das coisas boas que este mundo da blogosfera tem...
    Grato por dares a conhecer.
    Gostei da história da aldeia, gostei do teu "relato" acompanhado pelas fotos com pormenores muito interessantes. Essas histórias que essa senhora contou era de serem gravadas para memória futura, uma verdadeira relíquia, diria eu.
    Em suma, gostei muito.
    Beijinho.

    Rui
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante desta bela reportagem e as fotografias estão espectaculares, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  13. Para além de uma bela reportagem fotográfica, a História de Castelo Mendo enquadra-nos no local e na vida daquelas gentes. Parabéns.
    Um blog com muito para nos dar. Gostei!! E... voltarei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Imagens lindíssimas que nos faz adentrar a Vila e nos sentir em casa!
    Confesso que de fato me deu vontade de estar lá e também respirar o ar puro do vento fresco que passava pelos degraus da igreja a te convidava a ficar a admirar a vista!
    Um abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  15. Que lugar lindo, eu vejo algumas das tuas fotografias e sinto vontade de me atirar para dentro delas! Hehe. Muito interessante poder conhecer, através das imagens e das tuas palavras, esse lugar que está tão distante de mim! Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. Não conheço a vila mas fiquei bastante curiosa :)

    ResponderEliminar
  17. Nao conhecia e agradeço te pela parilha mt bonitas fotos bjs

    ResponderEliminar
  18. Uma aldeia lindíssima e muito bem conservada, pelo menos a julgar pelas belíssimas fotos. Fiquei com vontade de a visitar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Adorei o relato histórico, assim como o testemunho da senhora que vos levou a conhecer essa aldeia.
    Um local lindo onde eu adoraria ir.
    Mais uma pérola deste nosso maravilhoso Portugal.
    Beijinhos e uma boa tarde
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Sandra: adorei as fotos da bela vila medieval Castelo Mendo e toda a envolvência, sem esquecer a simpática senhora de 90 anos que do alto da sua provecta idade foi a cicerone de excelência, relatando tudo o que a sua experência de vida tão longa absorveu e viveu.
    Quando viajamos pelo nosso lindo país tão rico em gentes, paisagens e monumentos ficamos sempre mais enriquecidos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

  21. Esta é uma aldeia que não conheço.
    Um registo fotográfico muito completo!
    Good job!!
    : )


    ResponderEliminar
  22. Ual!
    Que publicação completa
    e bela!
    Muito obrigada por essa
    fantástica viagem.
    Bjins de 5a feira
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  23. Passei para desejar um bom final de semana, mas voltei a encantar-me com as fotografias!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  24. Que bom foi conhecer esse lugar que tão boas memórias lhe proporciona.
    Só conhecia de foto e muito lamento não ter sentido «o silêncio da natureza,
    a paz e tranquilidade apenas com o som da folhagem, brisa e aves distantes.»
    Grata pela reportagem... Gostei de ver e de a ler.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  25. Também já fiz esse roteiro é bastante interessante
    Mas, as suas fotos estão espectaculares.
    Obrigada por voltar a recordar
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Um trabalho muito bom.
    Fiquei a conhecer bastante desta aldeia, pois nunca lá fui...
    Sandra, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  27. Gosto tanto de passear assim à descoberta. De olhar para os sítios e imaginar tudo o que já foram e todas as histórias que já se viveram ali..
    As fotos estão fantásticas.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  28. Oi amiga,
    Linda arquitetura, já pesquisou quem fez essas arquiteturas?
    Quando souber nos fala,pois são lindas.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  29. Portugal é mesmo um mundo. Há tanto local para visitar!
    Essa conversa com essa senhora deve ter sido absolutamente incrível, cheia de conhecimento, de lendas, de história. Fantástico!
    Adorei as fotos e fiquei com muitaaaaa vontade de conhecer esse sítio :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita