Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

29 de junho de 2019

Sob um manto de balões iluminados



O Porto não seria o Porto sem a festa de S.João. Para mim, esta é uma expedição inimitável, não há outra igual, e tudo por causa das pessoas e da cidade, que à noite ainda é mais linda.

Começa antes do pôr-do-sol e acaba só depois do sol nascer. A noite inunda~se de sorrisos, música, bandeirinhas, alhos porros, manjericos, quadras, gargalhadas, palmas, onomatopeias de alegria, festejo, brincadeira, e como pano de fundo, o som dos martelos, imparável. No céu, um manto de balões iluminados, uns a subir, ainda perto, outros já longe, a voar com o vento, como uma noite mágica da Disney.

Há muitos anos que eu não ia para a baixa festejar esta noite. Lembro-me que quando percorria as ruas do Porto nesta noite, há mais de oito anos atrás, descia e subia as ruas com os passeios cheios de gente, agora, os passeios não tinham limites, todas as estradas estavam cheias, sem trânsito, sem carros, milhares de pessoas lado a lado de martelo na mão.

É absolutamente fantástico partilhar as ruas do Porto com milhares de desconhecidos, de que nem os nomes sabemos, ou se algum dia nos voltaremos a ver-nos, mas serão, durante uma noite inteira, os nossos companheiros de diversão, os nossos conhecidos de S.João.

Embora a qualidade das fotos não seja boa, porque só levei o telemóvel, dá para mostrar alguns pequenos pedaços da noite ;)





















Sandra Reis

16 comentários:

  1. Embora a Sandra diga que as fotos foram tiradas pelo telemóvel, mais uma vez a felicito pela boa qualidade, como é alias hábito.
    Este ano não festejei o S.João na rua como é costume pois a amiga que me acompanha estava fora. Assisti ao fogo pela TV e gostei muito É uma noite mágica onde todos confraternizam e divertem. É a NOITE MAIOR do Porto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fotos lindas e que mostram uma bela noite de S.João! Gostei! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Bom dia de paz, querida amiga Sandra!
    Muito interessante a festa de sao Joao.
    O teleferico deve ser bom de andar.
    Ja a roda gigante, nao me atreveria.
    Grata pela partilha.
    Muito obrigada pelo seu carinho.
    Tenha dias cheios de alegrias!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. lindo texto...adorei :))

    Hoje:-Inconsciência Desmedida

    Bjos
    Votos de bom sábado e um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. O S. João é mesmo especial! Revi-me imenso nas tuas palavras, embora, este ano, não tenha podido ir festejar pelas ruas do Porto.
    Adorei as fotos *-*

    ResponderEliminar
  6. Texto mt bem escrito com fotos maravilhosas obrigada pela partilha bjs

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, nunca estive presente no S. João no Porto, pelo que vejo na comunicação social é fabulosa, todas as pessoas se divertem e convivem, um dia vou estar presente, não vou é comer sabateiras o que chama de sardinhas.
    A fotorreportagem está perfeita com belas e lindas fotos.
    AG

    ResponderEliminar
  8. Muito bom recordar!
    Este ano não fui a lado algum... Bj

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do texto e da reportagem fotográfica.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Nunca fui ao S. João do Porto, mas dizem que é mesmo uma noite incrível e mágica. Por isso, eu acredito e um dia vou festejar por essas ruas :)
    Adorei as fotografias. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Sandra,
    Descrição e fotos fabulosas!
    Adoro o Porto e a noite de São João dá à cidade um cunho único!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Adoro o São João, este ano infelizmente não estive por cá por isso ainda gostei mais de ver as tuas fotos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita