Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

14 de fevereiro de 2019

Uma Ponte para Regressar


 


A ponte desabou
E tu que prometeste voltar
Ficaste do outro lado
Quando tudo desmoronou
Os pedaços
Caíram todos na corrente
E a água levou-os para sempre

Durante anos assim ficámos
A ver a água a correr entre nós
A vê-la a passar
A seguir o curso até à foz
A perder-se no mar

Os nossos relógios
Continuaram
Os pés caminharam
Mas dentro de nós
O tempo tinha parado
E voltávamos a cada dia
À procura duma luz
Ainda que fugidia

E um dia,
Quando já não esperava
Surgiu uma ponte
Vi-te a chegar
Por cima da corrente
Abraçaste-me
Deste-me a mão novamente
Entrelaçámos as duas
E senti, assim,
Como se florisse um jardim

Apesar dos anos, das rugas,
No teu sorriso
Tenho o mundo completo
No teu abraço
O meu coração louco
Tenta sair de mim, além
Atravessar a nossa pele
E agarrar-te também
No teus lábios o desejo,
Tão ardente,
De sentir o teu beijo

Tudo faz sentido junto a ti
Mas foi um sonho
Vi tudo o que perdi
Agora percebo
Que não respiro sem ti

Volto àquela ponte
Por cima da corrente
Sinto calor, sinto frio
Abro os braços e fecho os olhos
E espero por ti de peito vazio

Quem me dera que me amasses
Pelo menos por um pouco
Para não morrer assim
Perdida de ti e de mim
Quem me dera ter-te
Como sempre quis
Sentir que me queres
E morrer feliz

Não quero ser a passageira
Dum coração vazio
Duma vida que acabou
Que eu vi passar
Um rio que foi e não parou
Para me levar

Passei metade da vida
A ver o pôr-do-sol
A procurar-te no horizonte
E agora,
Que atravessaste
Uma ponte para regressar
E vieste a correr até mim
O sol desapareceu
Não sai água da fonte
E dizes-me que já não és meu...

Devo acreditar?
Não estará apenas com medo,
Medo de já não me conhecer,
E, mesmo assim, ainda me amar…

Se eu desaparecesse procuravas por mim até me encontrar?

Se eu morresse dirias que me amas antes das pálpebras fechar?
Se eu morresse beijavas-me para me acordar?


Sandra Reis

22 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Sandra!
    O medo nos deixa com maior quantidade de 'Se'...
    Oxalá tudo se esclareça no 💙 pois não se pode viver plenamente feliz com condicionais insolúveis.
    Muito bonito poetar sobre um sentimento doído!
    Felicidades e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
  2. Como não ficar rendida à tua escrita? Sem palavras, minha querida *-*

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de ler apesar do tom algo dolorido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um poema soberbo! AMEI!

    Queria sentir-me a deusa dos sonhos.
    Beijo. Feliz dia dos namorados. ( em Portugal)

    ResponderEliminar
  5. Muitas das vezes há perguntas que ficam sem respostas... ou respostas, terá-las o tempo.. ou será o vento?
    Gosto da forma como escreves e delicadamente colocas cada palavra como se de um puzzle se tratasse.
    Beijo e... feliz dia Sandra.

    Rui
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  6. Escreve como bem sabe,
    o seu poema gostei de ler
    é preciso ter habilidade
    para o que faz, bem fazer!

    Tenha uma boa noite amiga Sandra Reis.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Li duas vezes e experimentei uma antiga história de amor. Não existia diálogos, nem a reciprocidade, mas uma paixão platônica da minha parte. Enfim,coisas do coração. Parabéns pela bela escrita.

    abraço,
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Querida Sandra Reis
    Que Deus te abençoe e te ilumine
    para manter e alimentar essa sua poética.
    Quero te apresentar o Samuel Balbinot
    um poeta brasileiro que escreve divinamente
    Passa no Blog dele
    http://lapidandoversos.blogspot.com/
    Bjins de sexta feira
    CatiahoAlc.
    http://frasesemreflexos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Oi Sandra,

    Que poesia linda!Vai nos levando sem vontade de parar.
    Com certeza será uma poetisa e contista renomada. Talento não lhe falta.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  10. Não tenho palavras...
    É tão lindo...tão lindo.
    Obrigada pela partilha e parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Assim se inicia este belo poema, com esta estrofe:

    "A ponte desabou
    E tu que prometeste voltar
    Ficaste do outro lado
    Quando tudo desmoronou
    Os pedaços
    Caíram todos na corrente
    E a água levou-os para sempre"


    Parabéns, Sandra!
    Um ótimo domingo, com muita paz.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  12. Palavaras lindas criam esse poema
    Bom dia

    ResponderEliminar
  13. Um Conto de Fadas muitas vezes real, escrito com o coração ardente de inspiração!
    Deus abençoe sempre o seu belo Dom da escrita!
    Um abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  14. O difícil amor que nos acompanha pela vida e nos traz alegrias e algumas tristezas, sempre ultrapassáveis pela sua força intrínseca, fazendo-nos atravessar as pontes e demais obstáculos. VIVA O AMOR
    Bjs Sandra e bom domingo.

    ResponderEliminar
  15. Adoro ler o que escreves, é tão natural e lindo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Desencontros. Encontros. Alegria. Tristeza. Tudo a fazer parte do amor…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Lindo, lindo e tão comovente este poema!
    Adorei!
    Um beijinho, Sandra, e bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita