Este blogue é um ponto de encontro com amigos desconhecidos que se reconhecem nas palavras e nos gestos, aqueles por vezes tão comuns que deixamos de reparar, até alguém nos voltar a falar deles, como se fosse a primeira vez.

Música

30 de abril de 2019

Um dia...


Foto tirada por mim
Um dia olhamos e percebemos que ele esteve sempre ali, à nossa frente, a vida toda.
E nunca o tínhamos visto, tantos anos, nunca tínhamos reparado, porque nunca olhamos para cima, porque nunca olhamos ligeiramente à direita, ou simplesmente, porque nunca olhamos verdadeiramente até àquele momento...
E foi assim, como um momento de revelação, como uma janela que se abre, um mundo novo que se descobre, e num segundo, sem pensar, sem julgar, sem procurar, encontrei-te, ali, à minha frente, à minha espera, como uma planta, uma flor, uma árvore, que, ao longo da minha vida, cresceu, floresceu, e se abriu, mesma à minha frente, para mim...

Sandra Reis




Foto tirada por mim 

"Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente."
David Nicholls


17 de abril de 2019

De Braços Estendidos


Foto tirada por mim. Porto. Palácio de Cristal no Outono

Cada raiz, cada veio, cada camada, cada anel de crescimento, tem centenas de histórias, viveu momentos, seguiu caminhos, assim como cada uma das nossas rugas, que contam histórias, de coisas simples, de coisas com significado, que não podemos impedir que surjam, nem com a maquilhagem, assim como a terra cobre as raízes mas não as impede de crescer.

Os ramos são braços estendidos, que alcançam as nuvens, que desenham caminhos, protegem crias, constroem sonhos... Como braços que, ao longo da vida, vão alcançando objectivos, construindo memórias, protegendo filhos, pais, seres, criando obras, laços, arte, desejos...

Eu penso na árvore como uma mãe, de todos nós, que nos protege, nos resguarda, aponta o caminho, dá-nos colo, orienta-nos, abraça-nos quando choramos, dá-nos ar quando não conseguimos respirar.

No mês passado, dia 21 de Março, comemorou-se o dia da Árvore, e este, como muitos, deveria ser sagrado todos os dias, as Árvores são indispensáveis para a vida de todos os seres vivos, humanos ou não humanos, para a vida da Terra.

As árvores produzem oxigénio, absorvem os gases nocivos que se encontram no ar (monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de azoto), reduzem a poluição do ar, sem elas não poderíamos respirar... Além disso elas diminuem a temperatura do ar, funcionam tal como "ares condicionados" naturais, isto sem falar nas sombras que nos oferecem. Além disso, elas também limpam o solo, filtram resíduos animais, esgotos, convertem as substâncias poluentes, agrícolas, químicas, diminuindo os efeitos nocivos ou absorvendo-os completamente. Também está provado cientificamente que elas reduzem a poluição sonora, abafam os ruídos altos, tanto como uma parede de pedra.

Mas ainda há tanta gente que não compreende a verdadeira dimensão e importância das árvores. No mês de Março, com o início da Primavera, tivemos algumas dezenas de incêndios por todo o país... É desolador e revoltante, não há razão natural para isto acontecer, eram temperaturas amenas, a rondar os 20ºC... Há incendiários claro (que deviam estar controlados por pulseira electrónica, já que em Portugal a prisão não tem grande uso...), mas a maioria provavelmente é causada por descuido das pessoas e poderia ser evitada com cuidados mais do que simples...

Eu adoro as árvores, elas são lindas, são fantásticas e únicas, mas mais do que isso, são indispensáveis à vida, sem elas o nosso planeta seria inóspito e venenoso, precisamos delas, temos que cuidar delas. Ensinem os vossos filhos, netos, amigos, pais, alunos... É tão importante ensinar.

Depois de dias numa "demanda" através das minhas milhares de fotos dos últimos catorze anos, escolhi algumas para vos mostrar.

Palácio de Cristal - Porto
Mosteiro de São Pedro de Ferreira - Paços de Ferreira
Arouca
Jardim de Serralves
Citânia de Sanfins
Serra d' Arga
Serra d'Arga
Serra d'Arga
Jardim Botânico de Coimbra
Castro de Santa Tegra - Monte de Santa Tecla
Baiona
Ilhas Ciès
Bicha das Sete Cabeças - Silvalde
Bicha das Sete Cabeças - Silvalde
Serra da Freita
Serra da Freita
Serra da Freita
Monte de São Gabriel - Parque Arqueológico do Vale do Côa
Peso da Régua
Monte da Senhora da Mó - Arouca
Drumburn - Escócia
Santo Tirso
Elderslie - Conhecida como "The Wallace Yew, tem mais de 300 anos  - Escócia
Monte da Senhora da Mó - Arouca
Ruínas de Conimbriga
Mosteiro de São Pedro de Cête
Loch Assynt Isles - Escócia
Loch Assynt Isles - Escócia
Almeida
Soajo
Buçaco

"Se as cortam, queimam, destroem, tiram-lhes a oportunidade de crescer, de viver, de mostrar até onde poderiam ir, o que poderiam alcançar e quantas histórias nos poderiam contar..."

Sandra Reis

8 de abril de 2019

Quero-te todo


 


Quero-te todo…
Com a força dum quasar
A firmeza dum mar irado
O fogo dum cometa gelado
O gemido dum trovão
 
Quero-te todo, sem inibição
Dos pés à cabeça
Da boca ao coração
Com a certeza
E o turbilhão,
Num beijo sem defesa
Num arpejo com paixão

Quero-te todo
Com amor, com prazer
Com magia
Com ciência
De noite e de dia
Sem azáfama
E sem paciência

Quero-te
Quero-me em ti
Aquecer-me na tua pele
Reflectir-me no teu olhar
Respirar na tua pulsação
E em ti ficar, a cada segundo,
Até ao infinito do teu coração.


Sandra Reis